Aplicativo de gestão de ordens de serviço de manutenção corretiva

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2024-06

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

PARANHOS, Isadora Rodovalho
MOLINA, Jeferson Gustavo
SILVA, Matheus Francisco Costa e
DIAS, Murilo Neilton da Silva
VITOR, Pedro Henrique Cruvinel
SILVA, Matheus
MOLINA, Jeferson

Orientador

ANDRADE, Gustavo Caravita de

Coorientador

Resumo

A gestão de ordens de serviço de manutenção é fundamental para se alcançar a maior produtividade operacional. A gestão do processo de ordens de serviço colabora para aumentar o controle e a eficiência da resolução da ordem de serviço, reduzindo custos inoportunos e melhorando o tempo de reação da equipe que irá realizar a manutenção do maquinário. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar o processo de gestão de ordens de serviço em uma empresa multinacional e propor um aplicativo conectado com toda a companhia como forma de gerenciamento em que fosse possível reduzir custos, desburocratizar o processo e, por conseguinte, melhorar o tempo de reação da equipe ao realizar manutenções corretivas. Para isso, foi realizado uma análise de dados minuciosa para identificar os principais pontos de melhoria, como a demora no processo de aprovação, uso excessivo de papel, descentralização de informações e perda de histórico das ocorrências. De acordo com essas principais oportunidades de melhoria, foi reconhecido o aplicativo como uma forma viável de resolução desses problemas, visto que todo o processo seria feito de forma simultânea e sanaria todas as objeções descritas acima. Sendo assim, este trabalho valida a importância do aplicativo como maneira eficaz de melhoria de um processo anterior.
Maintenance work order management is critical to achieving the highest operating productivity. Work order process management collaborates to increase the control and efficiency of work order resolution, reducing untimely costs and improving reaction time of the team that will service the machinery. In this way, the purpose of this work was to analyze the process of managing work orders in a multinational company and propose a company-wide connected application as a form of management where it would be possible to reduce costs, de-bureaucratize the process, and therefore improve the reaction time of the team when performing corrective maintenance. To do so, a thorough data analysis was performed to identify key points of improvement, such as delay in the approval process, excessive paper usage, decentralization of information, and loss of occurrence history. In accordance with these key opportunities for improvement, the application was recognized as a viable way to resolve these issues, as the entire process would be done simultaneously and address all the objections described above. Therefore, this work validates the importance of the application orders as an effective way to improve a previous process.

Palavras-chave

aplicativo, ordem de serviço, manutenção corretiva, redução de custo

Citação