Proposta de acessibilidade física entre as edificações do Centro Tecnológico - UNISUL, Tubarão/SC

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Data
2020
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Mendes, Jesse da Silva
Orientador
Martins, Vivian Mendes da Silva
Coorientador
Resumo
Nowadays, many schools do not have a good structure to receive people with physical disability or something like that. To avoid problem with these people was created the “NBR-9050” that helps school to adjust their infastructure institutional, commercial or private making the environment suitable for receiving anyone regardless of their physical restrictions or conditions. That way, we can see the importance of including people in these conditions at schools, because we learn the principles for living in a society in these places. Based on this context and focusing on the physical accessibility at schools, this following research has aims to apply this at UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina – Campus Tubarão/SC) with NBR 9050/2015 that has the same goals, help these type of people offering more comfort and assistance. This research was based on a quantitative research with an exploratory approach done by the Centro Tecnológico Unisul, which cover the external/internal interconnection of CETTAL, CETTALZINHO and CENTEC buildings. Analyzing the surroundings of the building, their accesses and interconnections, it was possible to identify some constructive divergences related to the physical accessibility that was not followed by NBR-9050 rules and we concluded that despite the University has done some adjustments there are things that should be improved. Thus, we noted the need to propose an elaboration of a physical accessibility project in the external area of the buildings according to the NBR-9050/2015 rules.
Na atualidade em que se vive nota-se que ainda existem muitas escolas que não possuem toda a estrutura apropriada para receber as pessoas com algum tipo de deficiência física ou mobilidade reduzida. Para fazer a adequação construtiva dessas escolas e, também, qualquer outro tipo de estabelecimento institucional, comercial ou privado, foi publicada a NBR-9050, que tem como intuito regularizar os obstáculos físico/espaciais, deixando o ambiente de forma adequada para receber qualquer pessoa, independentemente de suas limitações ou condições físicas. Desta forma, percebe-se o tamanho da importância da inclusão social nas escolas, sendo nelas onde aprendemos os princípios essenciais para a vida e é através desses princípios que se convive pacificamente em conjunto, aceitando os demais como eles são independentes de suas condições. Baseando-se neste contexto e tendo como foco, a acessibilidade física em escolas, esta pesquisa, tem como propósito analisar as condições de acessibilidade física no Centro Tecnológico da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Campus Tubarão/SC, a partir da NBR-9050/2015, visando elaborar uma proposta de projeto de acessibilidade física, oferecendo maior conforto ao usuário para a inclusão escolar de alunos com deficiência ou com mobilidade reduzida. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória, juntamente, com uma análise de estudo de caso, da área de implantação do Centro Tecnológico Unisul, que abrange a interligação externa/interna dos edifícios do CETTAL, CETTALZINHO e CENTEC. Analisando o entorno das edificações, seus acessos e interligações foi possível diagnosticar algumas divergências construtivas com relação a acessibilidade física adotada, que não atendeu, integralmente, a NBR-9050. Concluiu-se que apesar da Universidade ter executado algumas adequações, nota-se que ainda faltam melhorias. Desta forma, viu-se a necessidade de propor a elaboração de um projeto de acessibilidade física, na área externa aos edifícios, de acordo com as normas previstas na NBR-9050/2015.

Palavras-chave
Inclusão escolar, Acessibilidade, NBR-9050, Universidade, Tubarão/SC
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