Jornal Lambisgoia - Uma forma diferente de se informar
Carregando...
Data
2024-06
Tipo de documento
Paper
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
SOARES,, Ana Clara de Souza
Orientador
GOMES, Fernanda de Oliveira
Coorientador
Resumo
Nos últimos anos, o Jornalismo tem enfrentado uma série de desafios, impulsionados,
principalmente, pela rápida evolução da tecnologia e das mudanças nos hábitos de consumo
de informação.
Diante dessas variáveis, estamos imersos na era da disseminação de desinformação,
que também impulsiona a emergência de novos formatos no exercício do jornalismo.
Desenvolver um trabalho com a finalidade de prover informações e esclarecer sobre
os direitos e deveres de minorias desfavorecidas é utilizar o jornalismo como
ferramenta para que as pessoas possam compreender o sistema de regras que regem
um país e se mobilizem para reivindicar por mudanças que garantam uma sociedade
mais democrática (PATRÍCIO; BATISTA, 2015, p.114–123 ).
O relatório técnico vigente, respectivo à proposta jornalística do Trabalho de
Conclusão de Curso (TCC), indaga como o exercício do Jornalismo, durante os séculos, tem
sofrido alterações e, consequentemente, acaba por ser alvo de perda de interesse e a
credibilidade do público. Neste sentido, muitas problemáticas se apresentam e nos fazem
pensar: a) como tornar a informação mais acessível e atraente?; b) Atualmente, qual o melhor
formato para informar?; c) É possível usar o humor para informar com credibilidade?
Como consequência, nasce o “Lambisgoia” um jornal independente - em formato de
vídeos entre 5 a 10 minutos, postados semanalmente na plataforma de vídeos Youtube, com
recortes para as duas redes sociais visitadas atualmente no mundo - Tiktok e Instagram -, que
visa desformalizar as maneiras de se fazer notícia, buscando maior autenticidade e
despertando maior interesse no público para temas diversos.
O produto digital é de fácil acesso, disponível nas plataformas YouTube, Instagram e
TikTok. Qualquer pessoa interessada em discutir mais sobre o universo cultural e desenvolver
o pensamento crítico sobre o assunto pode acessá-lo, de forma divertida e diferente. Daí vem
o slogan do produto jornalístico: “Uma forma diferente de se informar”.
Palavras-chave
jornalismo, comunicação, independente, audiovisual