Os beneficios da educação alimentar e nutricional para o tratamento da obesidade infantil

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Data

2024-06

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Área do conhecimento

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

ANDRADE,, Micaelly Ramos

Orientador

FRANCO, , Élida Paula Dini de

Coorientador

GONTIJO,, Cristiana Araújo

Resumo

A educação alimentar e nutricional está inserida no contexto do Direito Humano à Alimentação Adequada, garantindo a Segurança Alimentar e Nutricional e Promovendo a Saúde, sendo um campo de conhecimento e prática contínua, multidisciplinar, intersetorial e multiprofissional que tem como principal objetivo promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. O objetivo deste trabalho foi discutir sobre as políticas públicas do Brasil voltadas a obesidade infantil e como a educação alimentar e nutricional tem potencial de transformar a alimentação como um todo, promovendo assim a importância da alimentação balanceada e a associação entre alimentação e saúde. Trata-se de um estudo de revisão em que se buscou por artigos nos principais canais acadêmicos como portal da CAPES, sciELO, BDTD, Science.gov, de 2010 a 2024. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: Obesidade infantil, Educação alimentar e nutricional, educação nutricional, nutrição e obesidade infantil. A prática da educação alimentar e nutricional deve ser feita tendo em vista recursos pedagógicos e visuais, podendo ser colocada em função em todas as fases da vida que precisem de uma adequação pelo profissional nutricionista, a mesma pode ser feita de forma individual e em grupos, atingindo um maior número de indivíduos promovendo a mudança do estilo de vida e hábitos alimentares. Diante desses resultados, pode-se destacar que a relevância da EAN juntamente com o intuito das interversões vem mudando ao longo dos anos, antes os estudos eram centrados em sua maioria em distribuição de alimentos e aumento de conhecimento, neste momento os estudos estão centralizados em uma mudança individual. Em contrapartida atividades que não são duradouras tiveram resultados menos favoráveis para a reeducação alimentar, essas intervenções apesar do curto período avaliado mostraram pequenas mudanças sobre o consumo de frutas, verduras, legumes, carboidratos e leguminosas, e sobre como alimentos ultraprocessados afetam a saúde ao longo do tempo.

Palavras-chave

nutrição e obesidade infantil;, educação alimentar nutricional;, obesidade infantil

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