Atuação do fisioterapeuta no desenvolvimento de crianças portadoras do transtorno do espectro autista (TEA).
Carregando...
Data
2024-06
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
OLIVEIRA,, Julya Barbosa
BORGES,, Nayhany Duarte
SANTOS,, Vitória Marques
Orientador
SILVA,, Graciely Lima Ferraz
Coorientador
MACEDO,, Andréa Broges
Resumo
Introdução:.O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta as interações sociais e é marcado por comportamentos repetitivos e períodos de desconexão com a realidade. Objetivo: Este estudo busca identificar os tratamentos fisioterapêuticos utilizados em crianças com TEA. Metodologia: O estudo foi conduzido através de uma revisão da literatura, centrada na questão: "Quais são os tratamentos fisioterapêuticos utilizados no Transtorno do Espectro Autista (TEA)?" A busca de publicações foi realizada em bases de dados como Scielo, Google Acadêmico, PubMed e Lilacs. Resultados: Foram encontrados artigos de diferentes recursos fisioterapêuticos para tratamento do TEA, sendo eles: equoterapia, estimulação psicomotora e programas aquáticos.Discussão: Todos os recursos avaliados nos estudos selecionados demonstraram melhorias.Considerações finais: O estudo conclui que intervenções fisioterapêuticas, como equoterapia, estimulação psicomotora e programas aquáticos, são eficazes na melhoria das habilidades motoras, coordenação, equilíbrio e interação social de crianças com TEA.
Palavras-chave
TEA;, fisioterapia;, tratamento