Enfermagem holística: promovendo a saúde e o bem-estar de crianças com transtorno do espectro autista
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Data
2024-07
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
CARDOSO, Débora Letícia
SOUZA, Djhelyane Nazaré Chagas de
BARBOSA, Késia Cardoso
SANTOS, Maria Vitória Rosa
Orientador
PINTO, Hyorrana Priscila Pereira
Coorientador
Resumo
Objetivo: Fornecer uma compreensão aprofundada sobre como a enfermagem holística pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar de crianças com TEA, além de enfatizar diretrizes para a implementação da promoção a saúde dessas crianças. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de abordagem quantitativa, que visa reunir e condensar os resultados de pesquisas encontradas a respeito de um dado tema a partir do acrônimo PICo (população, intervenção, contexto) formulando a questão norteadora. Resultados: Observou que 55% dos artigos selecionados para a amostra final falam sobre a importância da capacitação do profissional para detecção de sinais e sintomas do TEA, para um diagnóstico precoce e abordagem específica do cuidado de enfermagem para crianças com essa condição, 33% falam sobre o profissional que está na linha de frente em contato com a família que após receber o diagnóstico necessita de apoio e acompanhamento sendo desenvolvido um plano de cuidado individual para a criança e família acometida com essa condição e 12% aborda o autoconhecimento mediante as pessoas portadoras do TEA. Conclusão: A enfermagem holística desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade de vida e bem-estar de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Ao compreender as necessidades específicas das crianças com TEA, o profissional de Enfermagem garante uma assistência eficaz, incluindo a criação de um ambiente colhedor e seguro para a criança e sua família através da implementação de diretrizes que promovam a saúde dessas crianças.
Palavras-chave
transtorno do espectro autista, enfermagem, enfermagem holística