Abordagem da fisioterapia para promoção do desenvolvimento de habilidades motoras em pacientes pediátricos com TEA

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Data

2024-06

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

SOUZA, Ester Héllen Machado
OLIVEIRA, Itanna Ribeiro De
ANDRADE , Débora Barros

Orientador

SANTOS, Juliana Menezes

Coorientador

ROCHA JUNIOR, Edemilson Rodrigues da

Resumo

O transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurológica que prejudica a comunicação e interação social, além de apresentar comportamentos estereotipados ou restritos. Objetivo: Esta pesquisa visa reunir informações científicas que comprovem a eficácia da fisioterapia no auxílio do desenvolvimento motor de crianças diagnosticadas com TEA, especialmente na área da neuropediatria. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura realizada entre março e maio do ano de 2024, nas seguintes bases de dados, The Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed) e na Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Resultado: Foram encontrados 364 artigos, dos quais 46 foram selecionados por concordância temática e 33 por resumos compatíveis. Após a pré-seleção, 32 foram excluídos por falta de relevância temática e 29 por não atenderem aos critérios de elegibilidade. Após leitura completa, 16 artigos foram descartados por falta de objetivos compatíveis, resultando na inclusão de 9 artigos na revisão. Discussão: Diante dos desfechos encontrados, fica evidente que tratamento fisioterapêutico beneficia crianças autistas, melhorando suas habilidades motoras e promovendo uma interação social e comunicação mais eficazes. Conclusão: A fisioterapia é crucial no tratamento de crianças com autismo, intervindo desde cedo para melhorar seu desenvolvimento físico e social, com o apoio da família e de uma abordagem multidisciplinar.
Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurological condition that impairs communication and social interaction, along with exhibiting stereotyped or restricted behaviors. Objective: This research aims to gather scientific information proving the effectiveness of physiotherapy in aiding the motor development of children diagnosed with ASD, particularly in the field of pediatric neurology. Methodology: It is a literature review conducted between March and May of the year 2024, using the following databases: The Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed), and the Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Result: 364 articles were found, of which 46 were selected based on thematic agreement and 33 based on compatible abstracts. After the pre-selection, 32 were excluded due to lack of thematic relevance and 29 for not meeting eligibility criteria. Following a full reading, 16 articles were discarded due to lack of compatible objectives, resulting in the inclusion of 9 articles in the review.Discussion: Given the outcomes, it is evident that physiotherapeutic treatment benefits autistic children, improving their motor skills and promoting more effective social interaction and communication. Conclusion: Physiotherapy is crucial in the treatment of children with autism, intervening early to enhance their physical and social development, with the support of family and a multidisciplinary approach.

Palavras-chave

Fisoterapia, Autismo, TEA, Habilidades motoras, Terapia motora

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