A influência da realidade virtual na funcionalidade de membro superior pós AVC

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Data

2024-06

Tipo de documento

Artigo Científico

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Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

LAI, Karen Raquel dos Santos

Orientador

SANTOS, Gabriela Korovisk

Coorientador

Resumo

INTRODUÇÃO: O acidente vascular cerebral (AVC) é causado por uma obstrução no fluxo sanguíneo para o cérebro ou uma hemorragia, onde as habilidades reguladas pelo sistema nervoso central como controle motor e funções cognitivas podem ser perdidas, pois as células cerebrais morrem gradualmente. Considerado uma das principais causas de incapacidade e morte, tendo uma taxa de mortalidade de aproximadamente 30%, e aumento na taxa de morbidade após sua ocorrência. Como estratégia de tratamento tem-se a realidade virtual (RV), a qual trouxe o rápido desenvolvimento de uma ampla variedade de tecnologias para a reabilitação pós AVC. OBJETIVO: Verificar a influência da RV na recuperação da funcionalidade do membro superior após um AVC. MÉTODOS: Para a elaboração deste trabalho, utilizou-se pesquisa bibliográfica integrativa, com estudo descritivo, através da análise de artigos científicos sobre o tema, em línguas inglesa e portuguesa, durante o período de 2019 a 2024. Os artigos referentes à temática abordada foram pesquisados no banco de dados das bibliotecas eletrônicas SciELO, Pubmed e Lilacs e Pedro de março de 2024 a junho de 2024. RESULTADOS: Os cinco artigos incluídos no estudo demonstraram melhoras no quadro de AVC com o uso da RV, onde o benefícios foram encontrados nas AVDS, na funcionalidade da mão na fase aguda, na função das extremidades dos MMSS na fase crônica, na independência funcional e na mobilidade do braço hemiparético. CONCLUSÃO: A partir da análise destes estudos observou-se um importante papel da realidade virtual como uma ferramenta promissora na promoção da recuperação funcional e na melhoria da qualidade de vida de pacientes após um AVC, fornecendo uma base sólida para futuras pesquisas e práticas clínicas nesta área.

Palavras-chave

Fisioterapia, Realidade virtual, AVC, Membros superiores

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