O protagonismo feminino no cooperativismo: a estratégia de comunicação organizacional do Sistema OCB

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2024-07

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

PEREIRA, Aline Cardoso

Orientador

PAREDES, Mely Paula Cimadevila

Coorientador

Resumo

A monografia tem como tema a presença da mulher nas estratégias de comunicação organizacional, tendo a delimitação do movimento Elas pelo Coop, que configura o objeto deste estudo. A intenção é tensionada pela emergência de pesquisas sobre o gênero feminino nos ambientes corporativos, sob a ótica do campo da comunicação social, especialmente das estratégias de relações públicas. O ambiente escolhido para a análise é firmado pelo cooperativismo, como uma alternativa de negócios com perspectiva social (SCHNEIDER, 2019). Neste sentido, o objetivo geral fica centrado em estudar a estratégia de comunicação organizacional utilizada pelo Sistema OCB através do movimento Elas pelo Coop. A metodologia ancorada é o estudo de caso (DUARTE, 2011) junto ao corpus da entidade representativa do cooperativismo no Brasil. Dentre os resultados, fica perceptível que tem muito trabalho a ser feito para que a igualdade de gênero seja alcançada pelas mulheres.

Palavras-chave

cooperativismo, estratégias de comunicação, Elas pelo coop, protagonismo feminino, relações públicas

Citação