Execução de franquia em shopping center da Grande Florianópolis: estudo de caso
Carregando...
Data
2017
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Silva, Leonardo Duarte da
Barbosa Filho, Jorge Maurício
Orientador
Lopez, Oscar Ciro
Coorientador
Resumo
A indústria de shopping centers vem crescendo mesmo com o surgimento da crise que vem afetando a economia brasileira dos últimos anos. Como este ramo econômico está diretamente relacionado ao mercado varejista, diante da queda no consumo provocada pela falta de emprego, baixa nos salários e aumento da inadimplência, o setor tem sofrido desaceleração, porém ainda com um crescimento previsto de 5% para 2017, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE). Assim, para realizar um investimento seguro, se torna cada vez mais necessário saber como funcionam os parâmetros para a implementação de uma loja em Shopping Centers. Apesar destas lojas, do tipo satélite, serem de menor porte, a quantidade de engenharia que envolve a sua construção é tão complexa quanto de lojas de maior porte. Cabe ressaltar que, o importante, neste momento, além de planejar e investir em bons negócios é, acima de tudo, saber como o negócio será posto em execução. Diversas etapas precisam ser atendidas antes que uma franquia possa ser inaugurada em um Shopping Center e é cada vez maior o número de pessoas que tentam abrir pela primeira vez uma franquia nestas condições. A falta de informação é o principal vilão para quem deseja empreender no ramo. Este estudo tem como foco demonstrar quais são as fases para realização de uma franquia e os processos de engenharia que as envolvem.
Palavras-chave
Franquia, Shopping center, Implementação