Conhecimento entre os acadêmicos da área da saúde de uma universidade do sul de Santa Catarina sobre transtorno do espectro autista (TEA)

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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Souza, Isadora Socas
Orientador
Sanceverino, Sérgio Luiz
Coorientador
Resumo
Introduction: The lack of information, knowledge and unprepared of the health professional will affect the life of people with Autistic Spectrum Disorder (ASD) and their families. When identifying the knowledge of academics, it is possible to know if these future professionals will have a good information about the topic. Objective: To verify the knowledge of the health area students about the ASD. Method: Quantitative research, descriptive with application of a questionnaire, sample composed with 82 students from health courses. Results: The better know about ASD was neurobehavioral disorder with 99.28%. For 53.53% the etiology is related to genetic factors. The symptoms are based on social difficulty for 96.71%. All stated that ASD is treatable through language and behavioral therapies. About an agreement to have a multiprofessional follow-up, 99% said yes. 55.42% did not have in your course contact with the subject. 76.71% believe that during their professional life will have contact with some ASD patient and, for 81.28%, the theme is relevant for their professional training. Conclusion: It is necessary to rethink about the ASD importance in the universities and health services, because how much more you have contact with ASD, more safe these professionals will be safe to provide assistance. There is a necessity of much more contact even the university for the future health professionals get knowledge and, consequently, intimacy with ASD to have an excellent multidisciplinary work that will accompany the child and his family.
Introdução: A falta de informação, conhecimento e despreparo do profissional da saúde irá afetar a vida dos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua família. Ao identificar o conhecimento dos acadêmicos, é possível saber se esses futuros profissionais terão uma boa formação sobre o tema. Objetivo: Verificar o conhecimento dos acadêmicos dos cursos da área saúde de uma universidade do sul de Santa Catarina sobre o TEA. Método: Estudo quantitativo, descritivo com aplicação de um questionário, amostra composta por 82 acadêmicos dos cursos da saúde. Resultados: A caracterização mais conhecida sobre o TEA foi transtorno neurocomportamental com 99,28%. Para 53,53% a etiologia é relacionada a fatores genéticos. A sintomatologia se baseia em dificuldade social para 96,71%. Todos afirmaram que são tratáveis através de terapias de linguagens e comportamentais. Sobre a concordância em ter um acompanhamento multiprofissional, 99% afirmaram que sim. 55,42% não tiveram no seu curso contato com o assunto, 76,71% acreditam que durante a vida profissional irão acompanhar alguém com TEA e para 81,28% o tema é importante para a sua formação profissional. Conclusão: É preciso repensar sobre a importância do TEA nos currículos e serviços de saúde, pois quanto maior o contato com o tema, mais esse profissional se sentirá seguro para fornecer assistência. Existe a necessidade de maior contato ainda na Universidade para que os futuros profissionais da saúde obtenham conhecimento e consequentemente intimidade com o TEA para que assim haja um trabalho multiprofissional de excelência que acompanhe a criança e sua família.

Palavras-chave
Autismo, Transtorno do Espectro Autista, Conhecimento, Autism., Autistic Spectrum Disorder, Knowledge
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