Enfermagem

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Revisão integrativa sobre a assistência de enfermagem ao paciente com infecção de sítio cirúrgico
    (2021-12-20) Jesus, Marina; Ferreira, Shirley; Severa, Tania
    Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar o papel da equipe de enfermagem no cuidado ao paciente cirúrgico, para a prevenção e o controle das infecções de sítio cirúrgico. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, cuja pesquisa se efetivou por meio de buscas em bancos de dados eletrônicos e o cumprimento de todas as etapas recomendadas. A revisão integrativa foi composta por 8 artigos, publicados entre 2014 e 2021. Resultado: Com conteúdos diretamente relacionados ao objetivo de pesquisa proposto, que serviram de embasamento para a discussão dos resultados que, por sua vez, foi apresentada a partir de duas categorias: Atribuição da enfermagem na prevenção de infecção do sítio cirúrgico e Manejo da equipe de enfermagem frente a paciente com infecções do sítio cirúrgico. Conclusão: verificou-se que a equipe de enfermagem tem sido considerada como os profissionais com maior qualificação e capacidade para atuar no combate e prevenção das ISC.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Conhecimento sobre o HPV e comportamento para sua prevenção entre acadêmicos de enfermagem
    (2021-11-20) Santos, Barbara; Reis, Larissa; Ferreira, Lirian; Paula, Rafaela
    Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento dos estudantes de Enfermagem a respeito do tratamento e as formas de prevenir o contágio do HPV. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de descritiva com abordagem quantitativa realizada no segundo semestre de 2021 em uma Universidade privada de Belo Horizonte, que utilizou um questionário do google forms aplicado para 85 entrevistados, com questões sociodemográficas e de conhecimento específicos. Resultados: O estudo mostra-se relevante, uma vez que, o conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem ainda é insuficiente, pois mesmo se preparando para atuarem na área de saúde, percebe-se um déficit no conhecimento em relação às práticas de promoção de saúde e prevenção de ISTs. Conclusão: Concluiu-se que ainda muito se deve buscar acerca de uma melhor conscientização dos futuros profissionais, haja vista que fazem parte da parcela mais susceptível a exposição e, portanto, agrega valor profissional e pessoal aos mesmos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Revisão Integrativa Sobre as Estratégias de Enfrentamento ao Estresse Ocupacional dos Profissionais de Enfermagem em Setores de Urgência e Emergência
    (2021-12) Barbieri, Ana Carolina; Costa, Bruna Maria Souza; Viana, Tawny Emanuelly Pereira; Pinto, Thamires Luiza Ventura
    Objetivo: Analisar a produção científica existente relacionada às estratégias de enfrentamento do estresse ocupacional dos profissionais de enfermagem que atuam no setor de urgência e emergência. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada por acadêmicas do 9° período do curso de Enfermagem do Centro Universitário UNA. Realizou-se a análise dos estudos sobre as estratégias de enfrentamento ao estresse ocupacional dos profissionais de enfermagem em setores de Urgência e Emergência. Realizada a busca bibliográfica que fundamentou a revisão, através da biblioteca virtual da saúde. A amostra foi selecionada, lendo-se os títulos e resumos de 13 artigos, e excluídos aqueles que não agregam-se ao tema. Logo após os artigos foram lidos integralmente restando uma amostra de 4 artigos para elaboração do trabalho. Resultados: Foram constatadas duas modalidades de estratégias de defesa no trabalho, divididas em individuais e coletivas, das quais entre as individuais pode-se citar, desabafar com familiar, realizar atividade física/lazer, autocontrole, externalizar o que está sentindo ou chorar. Dentre as coletivas, pode-se citar, ações para melhorar o clima organizacional, educação continuada e intervalo na jornada de trabalho. Conclusão: As estratégias de enfrentamento são influenciadas pelas características individuais do profissional e pelas situações vivenciadas no ambiente ocupacional, a adoção de diversas estratégias é mais eficaz do que o uso de apenas uma, uma vez que o indivíduo tem mais recursos para enfrentar o estresse ao utilizar as estratégias individuais com as coletivas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Conhecimento e comportamento dos idosos acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis
    (2021-12-15) Carvalho, Hiane; Cirino, Lyza; Castro, Maria; Duarte, Priscilla
    Objetivo: Identificar como tem sido a experiência sexual na população idosa no que se refere às práticas de prevenção das ISTs. Métodos: Foi realizada uma pesquisa de campo exploratória e descritiva, de delineamento quantitativo, com idosos acima de 60 anos, no período de outubro a dezembro de 2021. Como método de amostragem foi utilizada a técnica de snowball, que traduzindo para o português significa bola de neve. Resultados: Os resultados mostraram como tem sido a vivência sexual dos idosos, bem como as medidas utilizadas por eles na prevenção das ISTs. O estudo evidenciou que os vinte idosos entrevistados possuem conhecimento acerca da prevenção das ISTs, mas apresentam um comportamento inadequado, visto que, parte deles nunca utilizam preservativos durante o ato sexual (50%) e a outra parte utiliza algumas vezes (50%). Considerações finais: O estudo concluiu que há um conhecimento teórico por parte dos participantes acerca da prática sexual segura, mas um comportamento inadequado, deixando-os mais vulneráveis a adquirir as ISTs.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação da equipe de enfermagem no manejo do paciente oncológico com neutropenia febril: uma revisão da literatura
    (2021-12-14) Vidal, Alice; Horta, Ana; Almeida, Laís
    Compreender a atuação da equipe de enfermagem sobre o manejo do quadro de neutropenia febril em pacientes oncológicos. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, cuja amostra de 5 artigos foram selecionados na base de dados BVS, MEDLINE, BDENF, LILACS e SciELO, por meio dos seguintes descritores: “Neutropenia Febril”,“Induzida”,“Quimioterapia”,“Cuidados Enfermagem” Resultados: O conhecimento evidenciado nas publicações selecionadas mostrou-se reduzido. Contudo, os artigos destacaram a importância da avaliação criteriosa da equipe de enfermagem para orientar o manejo da neutropenia febril e a necessidade de maior engajamento nos registros das atividades de assistência, bem como do domínio sobre infecções. Conclusão: Embora as intervenções do enfermeiro sejam bem definidas, constatou-se escassez em estudos a respeito de pontos de melhorias na assistência de enfermagem ao paciente neutropênico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Assistência de enfermagem ao paciente oncológico em tratamento quimioterápico
    (2021-12-18) Cislene, Marques; Jessica, Nobre; Jessyca, Jota; Mariana, Francoso
    Descrever, a partir de publicações já realizadas, a assistência de enfermagem que vem sendo prestada ao paciente em tratamento quimioterápico. Métodos: Revisão integrativa da literatura sobre a temática. Resultados: Os estudos selecionados evidenciaram a enfermagem como categoria responsável pela assistência ao paciente em tratamento quimioterápico, dando uma ênfase maior para o Enfermeiro, por ser o profissional que assiste o paciente oncológico em todas as fases do tratamento e realiza de modo privativo a administração de drogas quimioterápicas. Além do mais, os estudos fazem menção à importância da educação permanente devido aos riscos de agravos durante a administração de quimioterápicos, como extravasamento. Conclusão: O enfermeiro é um profissional importante no que diz respeito à assistência ao paciente em tratamento quimioterápico. Ele deve olhar o paciente holisticamente, valendo-se do processo de enfermagem, para criar um plano de cuidados individualizado. Além disso, foi constatada a importância da educação permanente para qualificação da assistência. Por fim, ficou claro que a literatura brasileira acerca da temática é escassa e, em vista disso, espera-se que o estudo possa servir como incentivo aos demais profissionais de saúde, para que possam realizar e publicar novas pesquisas sobre o tema, agregando informações relevantes à literatura científica e ao saber profissional. Descritores: Antineoplásicos, Cuidados de enfermagem e Enfermagem.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O estresse da equipe de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva adulto
    (2021-12-17) Beirão, Alana; Cachoeira, Marcos; Maciel, Maria; Scarano, Roberta; Brito, Rômulo
    : Identificar a produção cientifica relacionada às medidas adotadas para minimizar o estresse da equipe de enfermagem nos Centros de Terapia Intensiva. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa da literatura. Realizou-se uma busca das publicações nas fontes eletrônicas LILACS; MEDLINE; BDENF e SCIELO. Analisou-se os estudos que atenderam aos critérios de inclusão definidos e que respondessem à questão: O que vem sendo publicado na literatura sobre as medidas adotadas para minimizar o estresse da equipe de enfermagem nos Centros de Terapia Intensiva? Resultados: foram encontrados duzentos e oitenta artigos, porém a amostra final consistiu de apenas seis, visto que os demais não atenderam a proposta deste estudo. Deste total 3 artigos referem-se ao estresse ocupacional da equipe de enfermagem, 1 aborda a síndrome de Burnout e fatores associados, outro trata dos fatores para minimizar os riscos ocupacionais e, por fim, um se relaciona aos riscos psicossociais. Conclusão: nenhum dos autores avaliados sugere medidas a serem implementadas, a fim de se reduzir o estresse da equipe de enfermagem. Dessa forma, cabe às instituições, frente à sua realidade, avaliar os aspectos relacionados ao ambiente de trabalho, para que possam obter resultados mais apropriados referentes à minimização do estresse de suas equipes, com destaque para a equipe de enfermagem, que permanece ao lado do paciente nas 24 horas do dia.
  • Monografia Acesso aberto
    As contribuições do enfermeiro para o sucesso do aleitamento materno na primeira hora de vida
    (2022-02) Silva, Rafael Elias; Mascarenhas, Fernanda Fernandes; Amaral, Ingred Beatriz; Costa, Thaís de Souza
    O aleitamento materno na primeira hora de vida é prioritário para a promoção e proteção da saúde do recém-nascido, além de repercutir no forte laço e estabelecimento do vínculo entre mãe e filho. Neste cenário, o enfermeiro tem como papel preparar e apoiar a puérpera e conscientizar sobre a importância da amamentação na primeira hora de vida. Objetivos: Geral: Esclarecer quais as contribuições do enfermeiro para garantir o sucesso do aleitamento materno na primeira hora de vida Específicos: Dissertar a importância do aleitamento materno, demonstrar o papel do enfermeiro como agente promotor do cuidado e elencar as dificuldades facilidades enfrentadas pelas mães e apresentar ações exitosas do Enfermeiro para a realização do aleitamento materno na primeira hora de vida. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, efetivada a partir da técnica descritiva e abordagem qualitativa, por meio da inclusão de estudos publicados e disponibilizados em bancos de dados eletrônicos como Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Mediline), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Banco de Dados em Enfermagem – Bibliografia Brasileira (BDENF) Resultados: Foram analisados 8 artigos originais publicados na íntegra em português, publicados a partir de 2016. Após a formulação da questão norteadora, foram feitas as análises críticas dos estudos selecionados, que serviram de embasamento para a discussão dos principais tópicos relacionados ao tema. Conclusão: Verificou-se que o enfermeiro se destaca como o profissional de maior importância na promoção ao aleitamento na primeira hora de vida devido ao contato direto com as gestantes e as puérperas desde o pré-natal até o pós-parto. Neste contexto, ele precisa estar devidamente qualificado e buscar sempre se atualizar para um melhor atendimento, a fim de contribuir de forma efetiva para a concretização dessa prática.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Revisão integrativa sobre a assistência de enfermagem ao paciente receptor de transplante de células-tronco hematopoiéticas
    (2021-12-15) Assumpção, Eduardo Torres Lages; Oliveira, Juliana Xavier de; Oliveira, Maísa Tainara Alves
    Analisar o que tem sido publicado sobre a assistência de enfermagem que vem sendo prestada aos pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, conforme estabelecido em suas seis etapas: Identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração da revisão integrativa; Estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão para busca na literatura; Seleção dos estudos e organização das informações; Avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; Interpretação e discussão dos resultados e Apresentação da revisão e síntese do conhecimento Resultados: Foi realizada a contrução de um quadro sinóptico para melhor elucidação dos estudos, onde foram descritos o ano de publicação, qualis e capes da revista publicada, metodologia de pesquisa e o nível de evidencia dos estudos. Conclusão: O estudo evidenciou a importância e a necessidade do desenvolvimento de mais publicações acerca da assistência de enfermagem no Transplante de Células-tronco Hematopoiéticas uma vez que, os estudos presentes na revisão integrativa são datados entre os anos 2013 e 2019, evidenciando a necessidade de estimular novas publicações sobre o tema.