Engenharia Civil

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo De Caso – Aplicabilidade De Drone Para Mapeamento Topográfico De Uma Área Rural Na Cidade De São Domingos Do Prata/MG
    (2023-12) CREPALDI, Vitor; LUIZ, Maxwell; LIMA, Brayan; PINHEIRO, Lucas; GONTIJO, Omar; EMERICK, Kelvyn
    A compreensão completa e detalhada da propriedade rural é de vital importância para a tomada de decisões estratégicas e para a definição da utilização da área. Nesse contexto, o levantamento topográfico realizado com VANT (aerofotogrametria) emerge como uma ferramenta revolucionária, oferecendo uma visão abrangente e altamente precisa da propriedade. Este avanço tecnológico tem inúmeras vantagens, tais como a capacidade de fornecer informações atualizadas em tempo real, a flexibilidade para cobrir grandes extensões de terras de forma eficiente e a obtenção de dados de alta resolução. Além disso, esse tipo de trabalho minimiza os custos e aumenta a segurança, além de possibilitar análises detalhadas do relevo, recursos hídricos, uso da terra e outras variáveis críticas. Este trabalho descreve como fazer e destaca as vantagens significativas da tecnologia de levantamento topográfico com drones. Buscando apresentar um exemplo factível, nessa pesquisa é apresentado o mapeamento topográfico e uma área rural na cidade de São Domingos Do Prata/MG.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Metodologia BIM - Análise E Modelagem Do Projeto Hidrossanitário
    (2023-07-03) Pinheiro Gomes, Arthur; Alves Henrique, Bruno; Alves Cesar, Julio; Alves Marcelo, Tiago
    Com o desenvolvimento das tecnologias computacionais, a produção de projetos na engenharia tem se beneficiado das vantagens oferecidas por essas tecnologias. Nesse sentido, o presente estudo avaliou as vantagens do uso de BIM como plataforma tecnológica para produção de projeto de sistemas hidrossanitários em uma edificação unifamiliar. Para realizar essa avaliação, foi feito um estudo comparativo entre os processos e resultados de produção de um projeto de sistema hidrossanitário residencial usando a tecnologia CAD e a tecnologia BIM, com destaque para o software REVIT. Foram levados em consideração durante o manuseio dos softwares aspectos como compatibilidade entre as áreas, a fluidez na concepção de projetos, os recursos ofertados por cada plataforma, bem como o fluxo de trabalho e complexidades na execução. Os resultados indicaram que a utilização do software BIM favorece a produção de projetos com maior qualidade e menor quantidade de incompatibilidades. A metodologia permite uma análise sistêmica e completa da edificação. A compatibilização de projetos arquitetônico, estrutural e de instalações permite identificar as interferências e desenvolver uma melhor solução ainda em fase de projeto. Como os componentes hidrossanitários são parametrizados e definidos como objetos, a produção do projeto é semelhante a um processo de montagem, o que permite verificar se as conexões foram estabelecidas tridimensionalmente. Conclui-se após análise que o projeto hidrossanitário produzido com a tecnologia BIM possui maior riqueza de detalhes e permite uma melhor interpretação pelo executor, com grande aplicabilidade no setor orçamentário. Proporciona maior qualidade e eficiência na produção, além de permitir concepções mais econômicas e sustentáveis.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise da correlação entre a resistência à compressão do concreto e a velocidade do pulso ultrassônico na idade de 28 dias
    (2022-12-14) Castro, Talys; Guedes, Katylen; Freitas, Giovana
    O concreto devido a sua alta resistência de suportar cargas ao ser comprimido se tornou ao longo de década um dos materiais mais utilizados na construção civil brasileira. O presente trabalho estuda a correlação da resistência à compressão (ensaio destrutivo) e a velocidade do pulso ultrassônico (ensaio não destrutivo) do concreto com Cimento Portland CP V. O concreto analisado foi utilizado na construção do prédio de aprendizagem 05 da Universidade Federal de Itajubá – Campus Theodomiro Carneiro Santiago – no município de Itabira/MG. Foram obtidos 52 corpos-de-prova retirados de 3 lotes de concretagem da laje do pavimento térreo da edificação. Para essas amostras obteve-se, na idade de 28 dias, a resistência à compressão (fck) e velocidade do pulso ultrassônico (VPU). Com base nos resultados, determinaram-se curvas de correlação entre os valores da velocidade de propagação do pulso ultrassônico e os valores da resistência à compressão, considerando-se duas abordagens, a primeira utilizando a média dos valores das variáveis obtidas para os 3 lotes, e a segunda, considerando os resultados de 22 corpos-de-prova escolhidos de forma a não repetir os valores de VPU. No presente estudo, para cada correlação, foram testados os cinco modelos de curva mais utilizados na literatura: linear, potência, exponencial, polinômio (2º grau) e logarítmica. Conseguiu-se analisar a qualidade do concreto, os valores de resistência à compressão e determinar as correlações com intuito de se obter parâmetros para o monitoramento da resistência do concreto a partir de ensaios de ultrassom, o que viabiliza uma avaliação rápida do concreto.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo de correlação entre os ensaios de laboratório PDL e CBR
    (2022-12-13) Gonçalves, Ezequiel; Alvarenga, Leonardo; Marques, Samuel; Fernandes, Francis; Nascimento, Raphaela
    O ensaio PDL (Penetrômetro Dinâmico Leve) é um ensaio geotécnico de campo cuja realização é simples e rápida, além de apresentar um baixo custo de execução. Esse ensaio tem sido muito utilizado em outros países e atualmente vem ganhando espaço no cenário brasileiro. Considerando esse contexto, o presente artigo busca correlacionar os resultados dos ensaios PDL (Penetrômetro Dinâmico Leve) e CBR (California Bearing Ratio), realizados em laboratório em corpos de prova de solo argiloso e solo com pedregulhos. Para isso, foi coletada uma quantidade de amostras de solo, realizada suas classificações e, posteriormente, a preparação dos corpos de prova para os ensaios. A partir dos resultados obtidos foi desenvolvido um gráfico de dispersão e, adotando-se uma regressão linear, obteve-se uma equação que correlaciona o índice CBR com a resistência de ponta (qd) obtida no ensaio PDL. Os resultados obtidos sugerem uma correlação positiva entre a resistência de ponta e o CBR.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Deslizamento de encostas: estudo de caso no bairro Gabiroba, Itabira- MG
    (2022-12-12) Arantes, Natalí das Graças; Simões, Rony Costa Nardi; Ferreira, Taináh Aparecida Alves
    Os deslizamentos podem ocorrer em qualquer parte do mundo, desde em terrenos montanhosos ou penhascos e até mesmo em áreas de baixa declividade. Esses deslizamentos podem ser causados por diferentes fatores, tal como atividades humanas, alteração climática e chuvas intensas. O Brasil é considerado muito suscetível aos movimentos de massa devido às condições climáticas e interferências humanas em função do contínuo processo de ocupação urbana desordenada das encostas. Uma das cidades que vem sofrendo com esse fenômeno é Itabira, localizada em Minas Gerais. Assim, partindo do cenário de que deslizamentos podem causar fatalidades e/ou danos à natureza, construções e infraestruturas, este trabalho teve como objetivo avaliar, a partir do levantamento de uma área localizada no bairro Gabiroba da cidade de Itabira/MG, considerada de alto risco no ano de 2014 pela empresa governamental Serviço Geológico do Brasil (SGB), a necessidade de atualização do mapa de risco da região. Para isso, é verificado se a região estudada permanece com o mesmo grau de risco de movimento de massa, reportado pela SGB, ou se a situação se agravou nos últimos anos. Após estudos, pôde-se concluir que após uma expansão urbana desordenada, a região analisada ainda se classifica com um grau muito alto de risco de deslizamento.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Impermeabilização com manta asfáltica de lajes de cobertura em concreto armado: estudo de caso
    (2022-12-12) Ribeiro, Alisson Geraldo; Cruz, Alisson Henrique Ferreira; Cruz, Jose Alex; Ferreira, Luiz Claudio; Alvarenga, Luíza Catizani
    Com o crescente mercado de construções civis e com projetos estruturais e arquitetônicos arrojados, novas tecnologias são cada vez mais demandadas a fim de prolongar a vida útil das construções. Uma das etapas que contribui muito na manutenção da longevidade das estruturas é o processo de impermeabilização de áreas expostas aos agentes causadores de umidades. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é estudar o processo de execução de impermeabilização em laje de cobertura, em concreto armado, com sistema flexível de manta asfáltica, bem como suas vantagens e desvantagens. Como objetivos específicos tem-se: avaliar as patologias decorrentes de um sistema de impermeabilização ineficiente em edificações; demonstrar etapas de projeto e execução do processo de impermeabilização; e destacar pontos críticos a serem observados durante o processo de implementação de impermeabilização com manta asfáltica. Foi abordado ao longo do estudo as principais etapas do processo de impermeabilização com manta asfáltica que são: Preparação e Limpeza da Laje e abaulamento das quinas de encontro piso/parede; Aplicação da base preparadora (Primer); Colagem a Quente da Manta; Realização de teste de estanqueidade; e Instalação de Proteção Mecânica. Dentre essas etapas, foi observada a importância da verificação climática no que diz respeito a intempéries (chuvas), antes da execução do processo de Preparação e limpeza da Laje e abaulamento das quinas, pois houve um pequeno atraso nessa etapa devido às chuvas no período. Esse atraso foi absorvido nas etapas anteriores e posteriores a esse processo. Conclui-se que a impermeabilização com manta asfáltica é uma solução simples, segura e de baixo custo.