Fisioterapia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os benefícios da aplicação das principais técnicas do recovery para atletas: revisão integrativa.
    (2023-12) BARBOSA, Caroline Aparecida da Silveira; VEIGA, Augusto Emílio Nascimento; SÁ, Daiany Estéfane de Ávila; MENEGACI, Marcos Vinicius Silva Coelho
    Introdução: O tratamento fisioterapêutico através do uso do recovery é o conjunto de técnicas, sendo as principais o uso da imersão em água fria, a compressão através de botas pneumáticas e as terapias de fotobioestimulação que atuam para a recuperação pós-exercício, amplamente utilizado no mundo esportivo em atletas de alto desempenho para uma melhor recuperação muscular, aliviando quadros álgicos e prevenindo lesões.Objetivo: verificar as evidências na literatura a respeito dos benefícios que o método de recovery através da crioimersão, da compressão pneumática e da fotobioestimulação podem trazer para os atletas pós-exercício.Metodologia:revisão integrativa de literatura por meio da busca de publicações nos periódicos indexados nas bases de dados Scielo,Lilacs,BVS,Pedro e PubMed.Resultados e Discussão: A amostra final foi limitada em 6 artigos. Dos artigos selecionados, dois avaliaram a eficácia da compressão pneumática, dois avaliaram a influência da fotobioestimulação no recovery e dois avaliaram os efeitos da crioimersão. Considerações Finais: Ficou comprovado que, exceto a fototerapia que apresentou em seus dois artigos selecionados resultados significativos no que se propôs a tratar, a compressão pneumática e a crioterapia não apresentaram benefícios eficazes no recovery dos atletas possivelmente devido a limitação das pesquisas, se tornando uma necessidade mais estudos e publicações com qualidade metodológica a respeito dessas e de outras técnicas do recovery. Palavras-chave:Recovery.Fisioterapia.Fotobioestimulação.Crioimersão. Compressão.Atletas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos da hidroterapia aplicada a crianças com transtorno do espectro autista: revisão de literatura
    (2023-07) NASCIMENTO, Lorrâny Stéfany Alves do; HIRLE, Rhoana Pereira; MAGALHAES, Michely Mávile Alves; SANTOS, Jandira Lúcia dos
    O Autismo se tornou um transtorno de alta relevância nos últimos anos, isso porque de acordo com bases de estudos nos Estados Unidos como a Disease Control and Prevention (CDC), uma em cada 68 crianças é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O presente trabalho tem por objetivo investigar através de um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados da saúde se a técnica de hidroterapia poderia oferecer esses benefícios de melhora no desenvolvimento motor e comportamento social de crianças. Foram 285 artigos encontrados, foram excluídos 270 . Na segunda, após leitura do título e resumo, elegeram-se 5 artigos. E na terceira etapa foi procedida a leitura na íntegra de cada um desses artigos, sendo selecionados 3. O estudo mostrou que os programas de treinamento aquático são benéficos e eficazes em crianças com TEA. Crianças com TEA podem se beneficiar de um programa de hidroterapia, trazendo melhorias que afetam a saúde mental e o bem-estar, influenciando positivamente no comportamento social. Com base no levantamento de dados a hidroterapia tem se mostrado uma boa opção de tratamento para crianças dentro do espectro autista. A hidroterapia tem potencial de tratamento global, ou seja, pode auxiliar em diversas disfunções sendo elas: motoras, sensoriais, comportamentais e sociais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Beneficios da realidade virtual em pacientes pós avc
    (2023-12) SOUZA, Vitória Aparecida de
    O Acidente Vascular Cerebral é uma das patologias neurológicas mais prevalentes globalmente. Caracteriza-se pela interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro ou por uma ruptura de vasos sanguíneos, resultando em danos cerebrais graves. As sequelas mais comuns nos pacientes afetados são a hemiplegia, que é uma paralisia total dos membros superiores e inferiores, e a hemiparesia, caracterizada por uma paralisia parcial, fraqueza ou debilidade, mas sem completa imobilidade. Realizou-se uma revisão da literatura com o objetivo de analisar as evidências disponíveis sobre os benefícios da realidade virtual na reabilitação de pacientes pós-AVC, averiguando os estudos que examinaram a aplicação da realidade virtual na reabilitação de pacientes. A revisão da literatura contribuiu para reunir, analisar e concentrar informações provenientes de artigos científicos, incluindo estudos clínicos e randomizados. Essa revisão se baseou em evidências científicas disponíveis sobre as técnicas fisioterapêuticas utilizadas para auxiliar no tratamento de pacientes pós-AVC através do uso da Realidade Virtual. Esse tipo de intervenção demonstra notáveis efeitos positivos nas funções cognitivas após um AVC, evidenciando melhorias na atenção, memória e resolução de problemas. Além disso, essa tecnologia inovadora tem impacto positivo na qualidade de vida desses pacientes, resultando em maior motivação, envolvimento e bem-estar emocional durante o processo de reabilitação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeito das Abordagens Fisioterapêuticas na dor cervical em usuários de Smartphones: uma revisão de literatura.
    (2022-12-20) Lopes, Flávia; Marinho, Ingrid; Ferreira, Thamiris
    Ao utilizar o smartphone, geralmente o aparelho é mantido na altura da cintura e o olhar fixo para baixo, causando um desalinhamento do eixo de sustentação da cabeça, postura esta chamada de “text neck” ou “turtle neck posture”. Diante disso, a incidência de danos na coluna e dor cervical tendem a aumentar, sendo necessário que haja intervenção fisioterapêutica. Esse estudo objetivou verificar o efeito das diferentes abordagens fisioterapêuticas na dor cervical de usuários de smartphones. Realizou-se uma revisão de literatura em quatro bases de dados, entre 2017 e 2022, e selecionados quatro estudos clínicos com pacientes com faixa etária entre 18 e 29 anos. Foram analisados e comparados os estudos no que tangem o delineamento, o objetivo, o protocolo utilizado e os resultados. Foi percebido que as abordagens descritas, podem ser favoráveis ao tratamento de cervicalgia causada pelo uso excessivo do smartphone e que a literatura sobre esta temática é escassa, necessitando de novas pesquisas que discorram sobre a eficácia de outros recursos nessa problemática. Palavras-chave: Cervicalgia. Smartphone. Pescoço de texto. Postura de pescoço de tartaruga.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Atuação da Equoterapia no Desenvolvimento Motor de Crianças com Transtorno de Espectro Autista: uma Revisão de Literatura
    (2022-07-05) Angelo, Fernanda Aparecida de Oliveira; Carvalho, Jéssica Cristine; Borges, Jordanya Fernanda Ferreira; Santos, Nayara Táscyla Miranda
    Diante o interesse em compreender as condições de abordagem da equoterapia para o melhoramento motor de crianças portadoras de transtorno do espectro autista (TEA), o estudo objetivou abordar através de publicações cientificas, demonstrações de como tem sido os fundamentos motores trabalhados por meio da equoterapia. Os objetivos específicos propuseram apresentar o entendimento dos autores sobre o referido tema destacados nos últimos anos e demonstrar as considerações mais relevantes dos ganhos motores com base no respectivo tratamento terapêutico. Ademais, o presente estudo é de suma relevância, e justifica-se por ser algo muito abordado na atualidade. O transtorno de espectro autista é um distúrbio que afeta o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças, e nos últimos anos o número de pessoas diagnosticadas com TEA foi por cerca de dois milhões no Brasil. A Equoterapia é um dos tratamentos mais utilizados na atualidade, devido aos seus estímulos produzidos pelos movimentos do cavalo, pois a sua marcha é bem semelhante ao do ser humano. A metodologia aplicada foi de cunho qualitativo, descritivo, observacional de revisões bibliográficas, tendo como base, estudos dos bancos de dados PubMed, biblioteca da Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e PEDro (PEDro Physiotherapy Evidence Database), Lilacs e Medline. O período de análise dos dados deu-se entre os meses de março a junho de 2022. Conclui-se, pela análise dos resultados que, com a adoção da prática, as melhorias se tornam evidentes principalmente na correção da postura, no favorecimento do equilíbrio e da coordenação motora, bem como a mobilidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A interferência do fortalecimento e estabilidade do core na lesão de isquiotibiais em jogadores de futebol amador: Revisão integrativa da literatura.
    (2022-07-20) Pimenta, Alexsandra Aparecida Silveira; Jesus, Rafaela Raquel Ferreira de; Dias, Rafaela Soares
    Esta pesquisa teve como objetivo verificar as evidências apresentadas na literatura científica a respeito da interferência do fortalecimento e estabilidade da musculatura do core e a redução de lesão de isquiotibiais em jogadores de futebol amador. Quanto aos seus métodos, utilizou-se da revisão integrativa de literatura por meio da busca de publicações nos periódicos indexados nas bases de dados SciELO, MEDLINE, LILACS, PUBMED e BVS de fevereiro a junho de 2022. No que se refere aos resultados, a amostra final foi limitada em nove artigos entre os anos de 2017- 2022. Dos nove estudos selecionados, os grupos para as amostras foram de predomínio o sexo masculino. Os programas de treinamento mostraram-se eficazes como treino para prevenção de lesões de isquiotibiais, concomitante a exercícios efetivos de fortalecimento. Por fim, foi possível concluir que existe a necessidade de mais pesquisas e publicações a respeito da interferência do fortalecimento e estabilidade do core na redução de lesão de isquiotibiais em jogadores de futebol amador. Contudo, mesmo diante da carência, foi possível enfatizar a importância do mesmo e o impacto no esporte.