Engenharia Civil

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Manifestações patológicas em estruturas de concreto armado: um estudo de caso em um edifício residencial na cidade Bom Despacho – MG
    (2024-06) ARAÚJO, Gabriel da Silva; SIQUEIRA, Letícia Tavares Paes; SANTOS, Luiz Felipe Marques; MEDEIROS, Maysa Kelly Santos; MIRANDA, Maria Eduarda Araújo; PEREIRA, Thalia Dominik Braga; GONTIJO, Thales Teixeira
    O concreto armado é um dos principais métodos construtivos utilizados, encontrado na maior parte das obras, como edifícios, pontes, usinas, entre outras construções, compondo pilares, vigas, fundações e lajes. No Brasil, é amplamente utilizado devido à sua durabilidade, resistência e versatilidade. Porém, assim como qualquer estrutura, está sujeito a manifestações patológicas. O presente trabalho é caracterizado como um estudo de caso, e tem como objetivo principal analisar as principais manifestações patológicas encontradas nas estruturas de concreto armado de um edifício residencial na cidade de Bom Despacho-MG, a fim de caracterizar e verificar as possíveis causas dessas manifestações. Para o desenvolvimento do estudo de caso, adotou-se a metodologia proposta por Lichtenstein (1986), que compreende três fases: levantamento de subsídios, diagnóstico da situação e definição de conduta. Os problemas mais frequentes encontrados na edificação analisada foram: corrosão, fissuras e manchas. As análises indicam alguns fatores que podem ter ocasionado o surgimento e desenvolvimento desses problemas patológicos, como, as falhas de projeto causadas pelo descumprimento de normas que estabelecem requisitos mínimos de projeto, utilização incorreta de materiais e falta de vistoria por parte dos profissionais responsáveis. Esses fatores resultaram em vários danos na estrutura, comprometendo seu desempenho e vida útil. Ao concluir a análise, o estudo oferece subsídios importantes para práticas construtivas mais eficazes e métodos para prevenir e corrigir as manifestações patológicas encontradas.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise das manifestações patológicas em estruturas de concreto armado: um estudo de caso em uma usina sucroalcooleira no estado de Minas Gerais.
    (2023-12) SOUZA, Bruno Leal Valente; PAULA, Maria Eduarda Oliveira de
    Com a demanda por construções mais ágeis e a escassez de mão de obra qualificada, falhas no planejamento e execução das obras tornam-se comuns, resultando no surgimento de manifestações patológicas. No contexto da construção civil no Brasil, as estruturas de concreto armado são bastante comuns devido à sua durabilidade, resistência e versatilidade. No entanto, como qualquer método construtivo, elas também estão sujeitas a patologias. Este trabalho teve como objetivo a realização de uma análise das manifestações patológicas em estruturas de concreto armado em uma indústria sucroalcooleira, caracterizando-as e identificando as causas subjacentes a essas manifestações. O presente trabalho se caracteriza como um estudo de caso, adotando a metodologia proposta por Lichtenstein (1985), no qual se destaca três fases cruciais: levantamento de subsídios, diagnóstico da situação e definição da conduta. A análise resultou na classificação dos problemas mais recorrentes no local, incluindo corrosão, fissuras e manchas. Os resultados apontam para a influência de diversas variáveis no surgimento e desenvolvimento desses problemas, tais como altas temperaturas, vibrações, falta de manutenção e, notavelmente, o não cumprimento das recomendações mínimas normativas para construções desse tipo. Além de evidenciar os desafios enfrentados, esta análise fornece subsídios valiosos para a implementação de práticas construtivas mais eficientes, alinhadas às necessidades particulares desse setor.