Engenharia Elétrica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Estudo de Viabilidade: mercado livre de energia
    (2023-12) CUNHA, Igor Freitas; MELO, Pedro Augusto Gonçalves de; LEMOS, Roberto Júnior de Jesus
    Este trabalho apresentou uma análise de viabilidade de migração para o Mercado Livre de Energia de um consumidor real. Foi abordada a estrutura do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB), com foco no sistema de tarifação e nos meios de comercialização de energia no território nacional. Para isso, foi realizado um estudo de caso que relata um consumidor conectado em Minas Gerais, na área de concessão de distribuição de energia da distribuidora CEMIG e teve como objetivo encontrar o melhor cenário financeiro, comparando o Mercado Livre de Energia e o Mercado Cativo de Energia, o que nos levou à conclusão de que a migração deste cliente para o Mercado Livre tornou-se uma escolha confiável, trazendo redução de custos, planejamento estratégico e energético, e também previsibilidade de custos.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    VIABILIDADE DE MIGRAÇÃO PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA: IRRIGANTE NOTURNO
    (2023-06-20) Magalhães, Augusto; Meira, Charles; Cassimiro, Gabriel; Lawrence, Gabriel; Moura, Gildson; Seixas, Lucas; Campos, Pedro
    Este trabalho apresenta um estudo de caso referente ao Mercado Livre de energia com foco nos irrigantes noturnos, abordando a estrutura do sistema elétrico brasileiro com foco em alocação de geração própria. O objetivo do trabalho apresentado é analisar a possibilidade de migrar a unidade com benefício do irrigante noturno. Para isso é trazido aqui um caso real, visando encontrar o melhor cenário financeiro comparando o mercado cativo e mercado livre. O estudo demonstra o enquadramento que trará a redução de custo com energia elétrica e potencializa a economia consumida zerando a tarifa de energia através do consumo de geração própria. Ao final do trabalho é possível concluir que o uso de irrigante noturno é possível para casos bem definidos, como modalidade tarifária de tarifa horária verde, conexão em 13,8kV e utilização da energia gerada por meio da alocação de geração própria. Nesse caso é possível obter grande economia para empresas que adotam esse método de geração.