Discursos sobre moda: entre estruturas jornalísticas, a revista Vogue e a construção do conceito de moda e estilo no Brasil do século XXI
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Data
2018
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Bachega, Maria Julia Ignacio
Orientador
Forlin, Roberto
Coorientador
Resumo
Considerada uma das revistas mais influentes do mundo, a Revista Vogue possui um enorme papel no desenvolvimento do sujeito interligado com a moda. Através dela, conceitos importantes são desenvolvidos e, símbolos são criados. Nesse trabalho, iremos abordar a importância e influência dessa - renomada – revista de moda, tais como as técnicas e gêneros jornalísticos abordados em suas matérias ao decorrer dos anos, em diferente décadas. Além disso, será realizada a comparação entre as eras pré modernas e hipermodernas, tais como os seus respectivos sujeitos. Através dos conceitos de moda e estilo, faremos a relação entre os estilos com o jornalismo de moda e o seu papel na revista. E, por fim, será realizada uma análise entre duas revistas VOGUE BRASIL, do ano de 1989 e 2018. Através dessa análise identificaremos a diferença apresentada na estrutura jornalística com a mudança dos anos com imagens comprovando a veracidade de tais: os discursos de moda.
Palavras-chave
Moda, Discurso de moda, Revista Vogue, Texto jornalístico, Técnicas textuais, Conceito de moda e estilo, Jornalismo de moda, Era hipermoderna, Era pós moderna, Sujeito sociológico, Sujeito hipermoderno