A influência da maquiagem na autoestima de mulheres separadas

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Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Vieira, Clara Nascimento;
Vicente, Ana Clara Lopes
Orientador
Medeiros, Fabiana Durante
Coorientador
Resumo
There are several social advantages related to the use of facial cosmetics, such as the affirmation of a more feminine identity, and the improvement of self perception and the perception of others as to facial beauty, the disguise of skin imperfections. The 21st century is based on the image, and it is impossible not to credibilize the influence that good looks have on individuals. Therefore, the objective of this research was to identify if the makeup influences the self-esteem of women after marital dissolution. Through a cross-sectional study of 40 women selected for convenience in the city of Laguna, Santa Catarina The procedure for conducting the research was given in the form of a 2 questionnaire. The transversal data analysis was done through a process of sorting, classification and analysis of the data, with the mapping of all the data that will be obtained with application of the questionnaire. The data were tabulated in a Microsoft Excel® worksheet, and stored in the field diary for further analysis, it was verified that of the 40 women interviews 27 considered their self-esteem moderate. 16 of the interviewees use makeup and 14 use makeup sometimes, 29 of the interviews claimed that they use makeup to feel more beautiful. Regarding makeup benefits, 38 of the respondents said they improved the appearance of the skin and 38 of them said they wanted to learn how to make-up themselves. It was possible to see that women feel more beautiful when they use makeup and want to learn about. It is concluded that makeup can be used as a non-invasive aesthetic procedure, contributing to the improvement of women's perception of their appearance, directly contributing to self-esteem.
Há diversas vantagens sociais relacionadas a utilização de cosméticos faciais, tais como, a afirmação de uma identidade mais feminina, e a melhora da auto percepção e da percepção alheia quanto a beleza facial, o disfarce de imperfeições cutâneas. O século XXI, é baseado na imagem, sendo impossível não credibilizar a influência que a boa aparência tem sobre os indivíduos. Diante disso o objetivo desta pesquisa foi identificar se a maquiagem influencia a autoestima de mulheres pós dissolução conjugal. Através, de um estudo transversal, constituído por 40 mulheres selecionadas por conveniência na cidade de Laguna, Santa Catarina O procedimento para realização da pesquisa deu-se em forma de questionário. A análise de dados transversal, foi feita através de um processo de ordenação, classificação e análise dos dados, com o mapeamento de todos os dados que serão obtidos com aplicação do questionário. Os dados foram tabulados em planilha do Microsoft Excel®, e armazenados no diário de campo para posterior analise, verificou-se que das 40 mulheres entrevistas 27 consideram sua autoestima moderada. 16 das entrevistadas utilizam maquiagem e 14 utilizam maquiagem as vezes, 29 das entrevistadas alegaram que utilizam maquiagem para sentir-se mais bonita. Com relação aos benefícios da maquiagem, 38 das entrevistadas disseram que melhora a aparência da pele e 38 delas disseram querer aprender a se maquiar. Foi possível constatar que as mulheres sentem-se mais bonitas quando utilizam maquiagem e desejam aprender sobre. Conclui-se que a maquiagem pode ser utilizada como procedimento estético não invasivo, contribuindo com a melhora da percepção da mulher sobre a sua aparência, contribuindo diretamente com a autoestima.

Palavras-chave
Maquiagem, Mulher, Autoestima, Separação
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