Perfil de consumo de cosméticos por mulheres

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Nascimento, Samara Melverstet
Nascimento, Sara Melverstet

Orientador

Gonçalves, Viviane Pacheco

Coorientador

Resumo

Resumo: A utilização de cosméticos trazem consigo resultados muitas vezes rápidos e satisfatórios, no que se refere à autoconfiança de mulheres. Por isso, a motivação para o consumo de produtos de beleza é um estímulo ao realce da vaidade e da imagem corporal feminina. Objetivo: traçar o perfil de consumo de mulheres que utilizam cosméticos. Materiais e Métodos: Participaram do estudo 27 mulheres, com idade entre 18 e 60 anos, frequentadoras de salões de beleza e consumidoras de produtos cosméticos. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário estruturado com 16 questões fechadas, autoaplicável, no período de Junho de 2018. Para isso foram registradas informações referentes a gênero, idade, profissão, renda mensal, gasto médio com produtos de beleza e produtos mais consumidos. Os dados obtidos foram tabulados em planilha Excel 2010 e analisados por meio de estatística descritiva com média e percentual. Resultados e Considerações finais: O estudo demonstrou que as participantes tinham na maioria de 31 a 40 anos, consumidoras de cosméticos desde a faixa etária de 15 a 20 anos, com estado civil de mulheres solteiras (52%), atuando como vendedora (33%) e com renda mensal média entre R$1.000,00 e R$2.000,00 (48%). No que se refere ao consumo de cosméticos os mais consumidos estão relacionados aos cuidados com o cabelo, sendo também com maior frequência de compra. Por meio do presente estudo foi possível identificar o gasto médio em compras de produtos cosméticos onde o valor varia entre R$150,00 a R$300,00. No entanto, registra-se que devido ao número reduzido de participantes e a restrição geográfica a um município, sugere-se a realização de novos estudos.

Palavras-chave

Cosméticos, Mulheres, Beleza

Citação