Perfil de consumo de cosméticos por mulheres
Carregando...
Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Nascimento, Samara Melverstet
Nascimento, Sara Melverstet
Orientador
Gonçalves, Viviane Pacheco
Coorientador
Resumo
Resumo: A utilização de cosméticos trazem consigo resultados muitas vezes rápidos
e satisfatórios, no que se refere à autoconfiança de mulheres. Por isso, a motivação
para o consumo de produtos de beleza é um estímulo ao realce da vaidade e da
imagem corporal feminina. Objetivo: traçar o perfil de consumo de mulheres que
utilizam cosméticos. Materiais e Métodos: Participaram do estudo 27 mulheres,
com idade entre 18 e 60 anos, frequentadoras de salões de beleza e consumidoras de
produtos cosméticos. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário
estruturado com 16 questões fechadas, autoaplicável, no período de Junho de 2018.
Para isso foram registradas informações referentes a gênero, idade, profissão, renda
mensal, gasto médio com produtos de beleza e produtos mais consumidos. Os dados
obtidos foram tabulados em planilha Excel 2010 e analisados por meio de estatística
descritiva com média e percentual. Resultados e Considerações finais: O estudo
demonstrou que as participantes tinham na maioria de 31 a 40 anos, consumidoras de
cosméticos desde a faixa etária de 15 a 20 anos, com estado civil de mulheres
solteiras (52%), atuando como vendedora (33%) e com renda mensal média entre
R$1.000,00 e R$2.000,00 (48%). No que se refere ao consumo de cosméticos os
mais consumidos estão relacionados aos cuidados com o cabelo, sendo também com
maior frequência de compra. Por meio do presente estudo foi possível identificar o
gasto médio em compras de produtos cosméticos onde o valor varia entre R$150,00 a
R$300,00. No entanto, registra-se que devido ao número reduzido de participantes e
a restrição geográfica a um município, sugere-se a realização de novos estudos.
Palavras-chave
Cosméticos, Mulheres, Beleza