Engenharia Civil

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  • Artigo Científico Acesso fechado
    Verificação de aplicabilidade da ferramenta de planejamento Last Planner System em uma obra da construção civil
    (2023-12) SOARES, Arthur Leandro de Assis; OLIVEIRA, Caroline Julia; FIGUEREDO, Erick Henrique Andrade Saldanha; MORAES, Paulo Ricardo Honório de
    O Last Planner System (LPS) representa um método notável oriundo da filosofia Lean Construction, desenvolvido para melhorar o planejamento e a gestão de projetos na indústria da construção. Originado nos princípios da construção enxuta, o LPS oferece uma abordagem altamente colaborativa e eficiente para lidar com os desafios frequentemente enfrentados em projetos de construção, engenharia e arquitetura. Ao adotar o Last Planner System, as empresas buscam reduzir desperdícios, melhorar a comunicação entre as equipes e alcançar uma execução mais eficiente, resultando em um impacto positivo na produtividade e na qualidade do trabalho na indústria da construção. Mediante isso, o artigo tem como objetivo verificar a eficácia e aplicabilidade do Last Planner System em um contexto específico de obra na construção civil. O enfoque principal é direcionado para impulsionar a entrega eficiente de projetos, destacando-se as metas cruciais de qualidade, prazos e custos previamente estabelecidas em colaboração com o cliente. A análise minuciosa e aprofundada desse sistema no cenário da construção buscam não apenas avaliar sua efetividade, mas também fornecer insights valiosos para aprimorar as práticas e processos envolvidos, elevando assim o desempenho global do projeto.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Estrutura civil de contenção de rejeitos industriais em instabilidade
    (2023-12) BASÍLIO, Filipe Ribeiro; NUNES, Nayara Carolina de Araújo; SANTOS, Dilsom Campos dos; TEIXEIRA, Thalyta Mendes
    O presente trabalho possui como objetivo divulgar um estudo de caso de uma estrutura bem peculiar que foi construída para barrar rejeitos nocivos ao meio ambiente, ela é uma espécie de subestrutura de outras duas barragens ficando localizada em poder de uma mineradora na região metropolitana de Belo Horizonte. Busca-se apresentar seu problema (estabilidade do talude) e possíveis obras de variadas áreas da engenharia civil. Dessa forma, as intervenções aqui propostas foram feitas de forma multidisciplinares, cada uma com sua expertise tendo sempre a engenharia como referência para solucionar o problema. Como exemplo, pode-se observar estudos geológicos para caracterizar a fundação, principalmente, ser base para os estudos geotécnicos que buscam mostrar a saúde da estrutura e propor a intervenção mais correta para a situação.
  • Monografia Acesso aberto
    Gestão de Emergências e Primeiros Socorros: Análise como os canteiros de obra estão preparados para lidar com situações de emergência e fornecer primeiros socorros aos trabalhadores.
    (2023-12) MOURA, Ana Luiza de; FIGUEIREDO, Carlos Felipe Moreira; MAGALHÃES , Fernanda Miranda; LIMA, Júlia de Aguiar; COLOGNESI, Lucas Martim
    A gestão de emergências e primeiros socorros em canteiros de obras é vital para a segurança dos trabalhadores na construção. Acidentes são comuns nesse ambiente complexo e perigoso, requerendo respostas rápidas. No entanto, as falhas atuais na gestão de emergências podem expor trabalhadores a riscos desnecessários devido à falta de preparação, treinamento insuficiente e falta de EPI e EPC adequados. Portanto, o atendimento às normas regulamentadoras, complementadas por normas internas das empresas, são indispensáveis para mitigar riscos do cotidiano das obras. O presente trabalho tem como principal justificativa melhorar a segurança e saúde dos trabalhadores na construção civil, reduzir acidentes, aumentar a produtividade e a qualidade das construções, enquanto fortalece o setor como um todo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Limitações existentes para definição dos níveis de contole em barragens de terra e terra-enrocamento
    (2023-12) MARTINS, Alaine de Rezande; REIS, Álefe Naari Moreira de Oliveira; FERREIRA, Flávia Loislanne de Souza; DOLCE, Guilherme Rodrigues; MELO, Luana Oliveira de; OLIVEIRA, Lucas Marçal de; MELLO, Luiz Antônio Sales de; FREITAS, Pedro Magno Gonçalves de
    Barragem de terra e enrocamento (BTEs) é uma estrutura de engenharia hidráulica construída para represar águas e rejeitos. É composta por um núcleo de terra, que é responsável pela sua vedação, e uma camada de enrocamento (rochas), que é responsável pela estabilidade da estrutura na sua face montante. Essas estruturas são comumente utilizadas para diversos fins, entre eles, para geração de energia hidrelétrica, abastecimento de água, irrigação, controle de enchentes e depósito de rejeitos provenientes da mineração. As resoluções da Agência Nacional de Mineração (ANM), estabelecem as normas e diretrizes para o licenciamento, o monitoramento e a fiscalização de barragens de mineração. A elaboração de um plano de monitoramento e inspeção é de suma importância, e para fazer a compilação dos dados e identificar as anomalias temos o documento exigido por norma, intitulado Níveis de Controle, contudo vemos limitações presentes na norma, visto que um documento de tamanha importância é pouco abordado quanto o modo de sua elaboração. No presente trabalho buscamos identificar essas limitações e alertar os possíveis prejuízos causados por elas, como por exemplo a identificação tardia de um grande problema, que causa a instabilização do maciço podendo ocorrer um rompimento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Utilização de agregados reciclados no concreto
    (2023-12) SANTOS, Marco Túlio de Albuquerque
    A construção civil é responsável pela utilização de 75% de recursos naturais no mundo, não apenas, produz elevada quantidade de resíduos na construção, reforma ou demolição. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é verificar na literatura os aspectos de resistência à compressão, custo e redução de impactos ambientais quando se utiliza agregados reciclados. Este estudo foi realizado a partir de revisões de literatura, e pode-se concluir que o concreto produzido tem redução da resistência à compressão, mas não inviabiliza sua utilização, além disso, demonstra redução de custos de até 63% quando utilizado 100% do material reciclado e também demonstra ser uma alternativa sustentável do ponto de vista ambiental.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos da emissão de dióxido de carbono por veículos automotores danos por corrosão e redução da durabilidade estrutural
    (2023-12) GUERRA, Carolina de Paula Viana; CRUZ, Eduardo Flávio; SOUZA, Leonardo Alexander de; SANTOS, Luanne Calisto dos; FERREIRA, Mario Lucas Guedes; CASTRO, Walisson Dias de; SAVASTANO, William Caldeira
    Os impactos da emissão de dióxido de carbono por veículos automotores, interferem também nas diferentes etapas da construção civil, como os danos por corrosão e redução da durabilidade estrutural, destacando as consequências prejudiciais da interação do CO2 com a umidade ambiente nas estruturas civis. Dados revelam que a corrosão acelerada desencadeada por essa interação compromete a integridade dos materiais, resultando em uma considerável diminuição na vida útil das estruturas. A magnitude do problema é evidenciada por estatísticas que indicam que os custos associados aos danos por corrosão às necessidades de reparo e manutenção representam uma parcela substancial do investimento total em infraestrutura. A necessidade de enfrentar esse desafio torna-se ainda mais premente considerando que as emissões de CO2 por veículos automotores continuam a aumentar globalmente. No âmbito das soluções, dados destacam a eficácia de medidas preventivas, como a aplicação de revestimentos anticorrosivos. Estudos, como o conduzido por Ramos et al. (2018), revelam que estruturas protegidas por esses revestimentos demonstram uma vida útil significativamente prolongada em comparação com aquelas desprotegidas. Além dos revestimentos, a escolha de materiais resistentes à corrosão e a incorporação de aditivos específicos, como sílica ativa e metacaulim, surgem como estratégias eficazes para minimizar os impactos corrosivos. Essas práticas não apenas contribuem para a durabilidade das estruturas, mas também oferecem benefícios ambientais ao reduzir a necessidade de reparos frequentes. Dados de implementação da proteção catódica, conforme mencionado por Santos et al. (2015), mostram resultados promissores na preservação da integridade estrutural. O uso de ânodos sacrificiais ou sistemas de corrente impressa, que fornecem uma corrente elétrica protetora, demonstra ser uma abordagem eficiente na prevenção da corrosão. Além das medidas técnicas, a pesquisa destaca a importância de práticas construtivas sustentáveis e a promoção de veículos automotores menos poluentes. Estatísticas revelam que a redução das emissões de CO2 provenientes de veículos pode desempenhar um papel significativo na minimização do impacto ambiental e, consequentemente, na redução da corrosão das estruturas civis.Em síntese, os dados compilados destacam a urgência da proteção contra a corrosão para preservar a durabilidade e segurança das estruturas civis em face do crescente desafio das emissões de CO2 por veículos automotores. A implementação de estratégias preventivas, aliada a práticas sustentáveis, emerge como uma abordagem integral para enfrentar os impactos corrosivos decorrentes da emissão de CO2.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Diferença de critérios para classificação de barragens em Minas Gerais
    (2023-06-30) Reis, Custódio; Dias, André; Nicacio, Camila; Bressan, Júlia; Taixeira, Tatiane
    No Brasil, mineração é responsável por grande parte da economia nacional e um dos principais desafios desse setor é a destinação dos resíduos deste método construtivo. Atualmente, uma das principais questões levantadas é a disposição de rejeitos em barragens, que surgiram devido a acidentes de rompimento de barragens que causaram prejuízos ambientais, sociais e econômicos em grande escala. Neste contexto, este trabalho objetivou demonstrar os dois métodos vigentes para classificaçãode barragens no estado Minas Gerais como forma de comparação das respectivas metodologias, levando em consideração todos os itens de critério para uma avaliação mais assertiva de forma que todos os itens necessários sejam abordados para atender a todos osrequisitos. Foi utilizado como método de pesquisa a análise das normas e visitação. Obtivemos como resultado que a classificação final de uma barragemtente a ser diferente levando em conta cada critério utilizado e, portanto, ambasas classificações devem ser levadas em consideração.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Proposta de implementação de um muro gabião revegetado para um afluente da região da Pampulha – MG
    (2023-06) Barroso, Isadora; Coelho, André; Faria, Fernando; Silva, Johnatan
    Com o crescimento das cidades, a urbanização tem um impacto significativo na Infraestrutura urbana, gerando cidades que demandam planejamento urbano. Entretanto, uma vez que o crescimento urbano é acelerado, isso envolve a implementação de sistemas de drenagem eficientes, que possam lidar com a quantidade de água produzida pela urbanização. Um estudo de contenção tipo gabião em uma área urbana se justifica pelo seu papel importante em prevenir possíveis deslizamentos de encostas e de proteger as margens de rios ou canais. O gabião, com base em sua caracterização, é um associado para melhoria de terrenos com solos que possuem baixa resistência ao cisalhamento e permeabilidade. Tem-se como objetivo a proposta de um projeto de um muro de gabião arborizado para uma área com afluente, sempre avaliando os aspectos ambientais. Através de análises técnicas sobre o solo e o reconhecimento sobre as causas e consequências com a população local, esse estudo se justifica de maneira a ser um instrumento para a verificação da viabilidade em contenções no método gabião, visto que o levantamento dessas ações pode evitar deslizamentos e assoreamentos de taludes. Com os resultados, mostra-se a necessidade de uma contenção sobre o afluente, especificamente o uso do gabião tipo colchão e do gabião tipo caixa, trazendo pontos benéficos como a estabilidade de solo da localidade implantada, melhoria na trafegabilidade, o baixo impacto ao ambiente, e com isso o ganho na qualidade de vida da população local.