Engenharia Elétrica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Usinas fotovoltaicas: influência da temperatura na eficiência dos módulos fotovoltaicos
    (2023-12) ANDRADE, Talita Helena Lopes Maia de; BASTOS, Cláudio de Souza; SILVA, Edvan Junio da
    Este artigo descreve o funcionamento da energia solar fotovoltaica, através do efeito fotovoltaico, e seus principais componentes, que apesar de ter como sua principal fonte energética o sol, não são as radiações que geram energia e sim a irradiação solar, porque as radiações se dissipam em forma de calor, já a irradiação solar é a capacidade de absorção da luz do sol, que através do efeito fotovoltaico transformam os fótons solares em corrente elétrica. Esse trabalho aborda a importância do uso da termografia que é uma ferramenta para o monitoramento do sistema, as principais vantagens e desvantagens de ter uma usina solar fotovoltaica. Pretende-se também, demonstrar como a temperatura influencia diretamente na potência e logo na eficiência dos equipamentos que compõem o sistema, e os resultados dos ensaios de curvas I-V realizados através de simulações feitas de maneira prática pelo software de simulação fotovoltaico PVsyst.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Sistema off-grid para locais remotos
    (2023-12) SCHLEISS, Philippe Augusto Leão; PAULA, Guilherme Moreira de; RODRIGUES, João Vitor; LACERDA, Renan Alexandre Mendes de; LUSTOSA FILHO, Renê Guerra
    Este trabalho explora a aplicação de sistemas "off-grid" como solução energética para áreas remotas, onde o acesso à rede elétrica convencional é limitado ou inexistente. O sistema "off-grid" oferece autonomia energética, utilizando fontes renováveis, como energia solar, em conjunto com sistemas avançados de armazenamento de energia, como baterias. Essa abordagem permite a geração e utilização de eletricidade de forma independente, atendendo às necessidades locais sem depender de infraestrutura centralizada. O objetivo desse trabalho foi apresentar uma solução para o abastecimento de energia elétrica em áreas que não contam com redes elétricas interligadas. A metodologia empregada foi um estudo de caso com simulação de emprego do sistema de energia solar em uma localidade remota, sendo realizada uma revisão da bibliografia para fundamentar o estudo.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Uso do sistema tracker em usinas fotovoltaicas
    (2023-12) MACEDO, Diogo de Sá; GIRODO, Ítalo Lacôrte; FREITAS, Victor Eduardo Pereira de; SILVA, Wagner Elias de Assis
    Com a preocupação no aumento do aquecimento global, veio à tona o grande desenvolvimento de fontes de energia renováveis, vieram diversas tecnologias e técnicas para melhorar a eficiência de uma usina fotovoltaica. Neste trabalho será abordado e estudado o sistema de rastreamento solar ou tracker. Responsável por movimentar as placas durante o dia, mantendo o ângulo ideal entre a irradiação solar e as placas, melhorando a eficiência da usina solar e aumentando a sua produção diária. Mas, por outro lado, existe um alto investimento nesse sistema se comparado com uma usina convencional, de eixo fixo, tendo em vista que é necessário adicionar mais componentes a estrutura, mecanismos móveis e equipamentos eletrônicos, os quais necessitam de uma mão de obra especializada, aumentando o tempo na montagem da usina e criando as chances de danos, problemas e alertas no futuro, gerando outro tipo de manutenção e encarecendo ainda mais o sistema em um todo. Após estudos em artigos científicos, trabalhos acadêmicos, análise de mercado, conversas com fornecedores e a elaboração de gráficos, o resultado foi que se deve avaliar caso a caso com o investidor e o engenheiro. O tempo de retorno (payback) do investimento nos dois tipos de modalidade não ficaram tão distantes no exemplo que foi usado, o ganho em geração é notável e a diferença de investimento também. Conclui-se que esse tipo de sistema vale a pena, mas, como dito anteriormente, deve-se consultar o investidor e o engenheiro, a fim de que os dois validem a implantação do sistema. Também foi perceptível que o sistema é válido somente para fins industriais ou comerciais, porque além de necessitar de um grande espaço para a instalação, deve ser feito no solo e com uma alta potência de geração, para viabilizar o investimento. Usuários residenciais não viabilizam o projeto, por normalmente instalarem em residências, terem uma carga para consumo baixa e, por causa disso, terem usinas de pequenas potências.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Eficiência energética em painéis fotovoltaicos
    (2022) Almeida, Fábio Pires de; Rosa, Ana Luiza da Silva; Costa, Lucas André de Souza; Moura, Cássio Nicolini da Silva
    A instalação de sistemas fotovoltaicos mostra-se uma alternativa promissora para a geração sustentável de energia elétrica. Esta pesquisa tem como objetivo comparar os resultados da análise da potência gerada pelos painéis solares de um sistema fotovoltaico, utilizando diferentes bases de dados de irradiação solar. Tendo como objeto de estudo o sistema fotovoltaico da usina instalada em Curvelo-MG, onde foram obtidos dados de irradiação solar e outros parâmetros climáticos, a partir de diferentes bancos e softwares dedicados. Esta foi comparada com os dados reais de geração, obtidos através do software de monitoramento do inversor do sistema, e submetida a testes estatísticos. Os resultados mostram em uma análise específica do recorte no período que se antecede a limpeza dos painéis, contraposto aos dias subsequentes à limpeza dos painéis fotovoltaicos, aferindo a possibilidade direta no ganho de eficiência da potência de saída medida no inversor. Consequentemente, levará a manutenção periódica dos painéis, como uma estratégia positiva para se manter ao longo do tempo a eficiência da geração de energia proposta pelo fabricante. A partir de medições contínuas de médio e longo prazo, pode ser realizada uma previsão de estimativa para limpeza dos painéis visando o ganho máximo de potência, garantindo a eficiência do sistema fotovoltaico. Desta forma, este trabalho tem como intuito analisar até que ponto o acúmulo da sujidade caracterizado por todas as impurezas podem interferir na absorção da incidência solar pode afetar a eficiência do sistema na geração de energia.