Projeto de viabilidade econômico - financeiro para implantação da Bright Shapes no município de Tubarão/ SC

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Data
2018
Tipo de documento
Plano de Negócio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Fernandes, Matheus Turani
Orientador
Junges, Ivone
Coorientador
Niehuns, Sidenir
Resumo
O presente projeto tem como objetivo analisar a viabilidade econômico-financeira para fundação da empresa Bright Shapes em Tubarão Santa Catarina. Na primeira parte do projeto foi feito levantamento de dados e estudos sócio econômicos do município de Tubarão e da região da AMUREL onde é pretendido instalar a futura empresa. Em seguida foi elaborada a caracterização social da empresa onde foi criada a razão social como “Bright Shapes Ltda EPP”. Depois foi criado o nome fantasia que será utilizado pela empresa como Bright Shapes. O seu regime tributário será o simples nacional e a empresa não terá sócios. Nesta parte também foram elaborados a missão, visão, valores, o público alvo, a estrutura organizacional, os objetivos empresariais a médio e longo prazo, os pontos fortes, pontos fracos e estratégias competitivas. Foi realizado um estudo de mercado no município de Tubarão para conhecer o perfil de potenciais consumidores que a futura empresa pode vir a ter. Também foi pesquisado e estudado como surgiu à prática do skate e sua história no Brasil. Com isso também foram analisadas quais podem ser as oportunidades e ameaças do ramo. Para obter o perfil dos potenciais consumidores foi desenvolvido e aplicado uma pesquisa de mercado no município de Tubarão, onde foram realizadas 172 entrevistas. Com a pesquisa 37% das pessoas falaram que praticam skate, e destes 42 pessoas compram 1 ou 2 skates por ano. Os potenciais consumidores são pessoas de ambos os sexos na faixa de 12 a 45 anos que andam de skate ou que querem começar a praticar o esporte. Com a realização de pesquisa dos principais concorrentes, foi possível identificar que não existe nenhum concorrente no estado de Santa Catarina o que é um fato muito positivo e atraente para abrir a empresa em Tubarão que foi o município escolhido. Os fornecedores foram pré-selecionados dois para cada tipo produto que será usado, a empresa irá testar estes no começo para escolher qual terá melhor desempenho nos produtos. As estratégias de marketing foram elaboradas de acordo com os “4 p’s”: produto, preço, praça e promoção, e as formas de propaganda foram criadas de acordo com o produto, os ideais e valores da empresa. A análise técnica descreve a parte mais importante, pois caracterizou os produtos da empresa descrevendo como será produzido cada um deles. Foram descritas as operações e rotinas, o processo de produção, de compras e de vendas. Nesta sessão calculou-se também a capacidade máxima de produção, de 32 por dia, o que leva a produzir em torno de 640 por mês. Foi feita a seleção de equipamentos, móveis e utensílios, a criação do layout da empresa e definida a localização. Para a implantação da empresa, será necessário um investimento inicial de R$ 399.207,37 sendo 100% adquirido através de fundos próprios do único proprietário. Os custos fixos anuais correspondem a R$ 244.809,00 no primeiro ano, R$ 260.895,00 no segundo ano, R$ 275.275,00 no terceiro ano, R$ 288.465,,00 no quarto ano e R$ 305.857,00 no quinto ano. Computa-se um faturamento bruto de R$ 272.098,00 já no primeiro ano, tendo um crescimento gradativo e obtendo um valor de R$ 490.9053,52 no quinto ano. Através de análises financeiras calculou-se o ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade, valor presente líquido, taxa interna de retorno e o payback da empresa. O ponto de equilíbrio inicial foi de 129,36%, que caindo gradativamente chegou a 88,08% no quinto ano. Quanto à lucratividade, nos dois primeiro anos apresentou-se negativa pelo alto valor investido inicialmente e passou a melhorar a partir do terceiro ano de atividade. O primeiro ano apresentou prejuízo na lucratividade de -20,42%, o segundo ano -0,60%, o terceiro ano 7,04%, o quarto ano 7,43% e o quinto ano 7,18%. No primeiro ano a rentabilidade é de -13,92% pois este é o ano de abertura onde são feitos os investimentos iniciais. O segundo ano já traz uma rentabilidade menos pior, com -0,56%. No terceiro ano a rentabilidade atinge o primeiro percentual positivo de 7,69%, no quarto ano de 8,60%, e no quinto ano de 8,81%. O cálculo do valor presente líquido (VPL) obteve um resultado negativo de R$ 19.503,37 e acabou superando a taxa mínima de atratividade e demonstrando que o projeto é viável.. A taxa interna de retorno (TIR) teve um resultado de 20,43% ao ano, conseguindo superar a taxa mínima de atratividade, que é de 17,00 % ao ano. Verificou-se através do cálculo do payback efetivo que serão necessários 4,25 anos, para a recuperação do capital investido inicialmente.

Palavras-chave
Shapes, Plano de negócios, Viabilidade
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