Modelagem de negócios de canvas aplicada à uma empresa de consultoria empresarial

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Relatório de Estágio

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Silva, Camila Leandro

Orientador

Roecker, Rejane

Coorientador

Resumo

The general objective of this study is to apply Canvas business modeling to the design of a business consulting office in Greater Florianópolis - SC. Theoretically, topics such as administration, entrepreneurship, business plan and business modeling of Canvas were discussed. Methodologically, it was a descriptive, applied, qualitative research, using bibliographic research, documentary research, and the application of semi-structured interviews. From the study was developed for the business its mission, vision and values. Tools were applied for the strategic diagnosis of the business; Thus a detailed SWOT analysis and a Cross SWOT analysis were developed; with the main opportunity being increased demand for business consulting and facilitated outsourcing of services; The most significant threat is direct and indirect competition, and new models of consulting and mentoring; The strength of the venture is its location in a high-growth commercial area; As a weak point, the venture, because it is new, has little visibility in the market. As a last tool, Porter's 5 Competitive Forces were used, through which it was identified the intensity of the possibility of new entrants, the rivalry in the sector, the bargaining power of both the customer and suppliers and the possibility of substitute products. Finally, the Canvas business modeling framework was presented, with the development of the content present in the nine blocks as the main result, highlighting the definition of CL Consultoria's value proposition, which deals with personalization and collaboration, innovation, agility, knowledge and information and security.
O objetivo geral deste estudo é aplicar a modelagem de negócios de Canvas para a concepção de um escritório de consultoria empresarial, na Grande Florianópolis - SC. Teoricamente, foram abordados temas como: administração, empreendedorismo, plano de negócios e modelagem de negócios de Canvas. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa descritiva, aplicada, qualitativa, com utilização de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. A partir do estudo foi desenvolvido para o negócio sua missão, visão e valores. Foram aplicadas ferramentas para o diagnóstico estratégico do negócio; dessa forma foi desenvolvido uma análise SWOT detalhada e uma análise SWOT Cruzada; tendo como a principal oportunidade o aumento da procura por consultoria empresarial e a terceirização de serviços facilitada; como ameaça mais significante, tem-se a concorrência direta e indireta, e, os novos modelos de consultoria e mentoria; o ponto forte do empreendimento é sua localização em área de alto crescimento comercial; já, como ponto fraco, o empreendimento, por ser novo, possui pouca visibilidade no mercado. Como última ferramenta, foi utilizada as 5 Forças Competitivas de Porter, através dela foi identificada a intensidade da possibilidade de novos entrantes, da rivalidade no setor, do poder de barganha, tanto do cliente, quanto dos fornecedores e a possibilidade de produtos substitutos. Por fim, foi apresentado o framework da modelagem de negócios de Canvas, tendo o desenvolvimento do conteúdo presente nos nove blocos como principal resultado, destacando a definição da proposta de valor da CL Consultoria, que trata da personalização e colaboração, da inovação, da agilidade, do conhecimento e informação e da segurança.

Palavras-chave

Empreendedorismo, Modelagem de negócios de Canvas, Consultoria

Citação

Coleções