Modelagem do processo produtivo de um telefone sem fio visando melhorias que aumentem a produtividade

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Marcelino, Renato Aurino
Orientador
Roecker, Rejane
Coorientador
Souto, Álvaro José de
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral modelar o processo de montagem de um telefone sem fio, utilizando o Business Process Management and Notation (BPMN), e também buscar melhorias através da metodologia do kaizen. Com este propósito, foi utilizado a pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso. Para fazer a coleta de dados, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, além da participação do evento kaizen e reuniões. Para realizar a fundamentação teórica foi utilizado a definição de processo, o por que a gestão de processos é importante, mapeamento de processos, os benefícios de mapear os processos, ferramenta kaizen, gestão da qualidade no processo produtivo e o Business Process Management and Notation BPMN. O levantamento de dados, apresenta a modelagem do processo atual, mostrando que apesar do estudo ser de um processo de um telefone já antigo da empresa, ainda se consegue buscar bastante melhorias de processo. Com a modelagem do processo atual de montagem deste telefone, foi possível propor melhorias dos pontos críticos encontrados, a fim de reduzir o custo do produto acabado. As principais melhorias encontradas foram a criação das novas embalagens individuais desta linha de produtos e também tornar obsoleto o processo de teste de baterias, que era visto pela empresa com desnecessário neste momento.

Palavras-chave
Modelagem de processo, Kaizen, BPMN
Citação
Coleções