Modelagem de negócio utilizando o Business Model Generation (Canvas): um estudo de caso da Plan Madeira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Trautmann, Charlie da Silva

Orientador

Campos, João Geraldo Cardoso

Coorientador

Resumo

This article has as its theme the business modeling for the opening of a company called Plan Madeira in the metropolitan region of Florianopolis. The idea of the business came from the need to innovate regarding the technology embedded in the delivered products and the services provided and made available by the current industries to the clients of the furniture sector. It is characterized as an applied research, qualitative, descriptive and bibliographic, using the business model generation Canvas methodology, analyzing 9 aspects of business modeling, comprising: value proposition, key partnerships, key activities, key resources, customer relationship, customer segments, distribution channels, cost structure and revenue stream. Through the above article it was possible to develop a new business method, meeting all the proposed objectives and identifying the model as a market opportunity, where technology can be part not only of the customers' house, but also of their furniture constituents. planned.
: O presente artigo tem como tema a modelagem de negócio para abertura de uma empresa denominada Plan Madeira na região metropolitana de Florianópolis. A ideia do negócio surgiu da necessidade de inovar quanto à tecnologia embutida nos produtos entregues e aos serviços prestados e disponibilizados pelas indústrias atuais aos clientes do setor moveleiro. Se caracteriza como uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e bibliográfica, utilizando da metodologia Business Model Generation Canvas, sendo analisados 09 aspectos da modelagem de negócios, compreendendo: proposta de valor, parcerias chaves, atividades chaves, recursos chaves, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receitas. Através do exposto artigo foi possível desenvolver um novo método de negócio, suprindo todos os objetivos propostos e identificando o modelo como uma oportunidade de mercado, onde a tecnologia poderá fazer parte não só da casa dos clientes, mas também de seus constituintes em forma de móveis planejados.

Palavras-chave

Modelo de negócio, CANVAS, Empreendedorismo, Mercado moveleiro

Citação

Coleções