Marketing de relacionamento na pousada do boto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Battistella, Caroline do Couto

Orientador

Roecker, Rejane

Coorientador

Resumo

The present work aims to develop a Relationship Marketing proposal for the Pousada do Boto company. For Gordon (1998, p. 31). In the theoretical foundation were used the themes: Marketing; Marketing management; Marketing of relationship; Relationship Marketing Components; and Relationship Marketing Tools. Methodologically, the research is classified as applied, qualitative, descriptive and case study. For data collection, bibliographic research, documentary research, questionnaires with clients and participant observation were used. The analysis is qualitative categorical (following the steps of the Marketing Plan). As a result, one can develop the strategic definitions of Pousada do Boto (mission, vision and values). In addition, identified as strengths: location, quality services, breakfast and word of mouth marketing. The main weaknesses: rooms with little convenience and poor visibility on social networks. The main threats are competition from several inns with the same services, lack of structure in the region and crisis in Argentina. The main opportunities highlighted are more demanding clients, the creation of Surfland, the growth of national tourism and less expensive and more comprehensive media. Finally, the following relationship marketing actions were outlined for Pousada do Boto: restructuring of social networks; inclusion on the TripAdvisor site; and promotions on the Hotel Urbano website.
O presente trabalho apresenta como objetivo desenvolver uma proposta de Marketing de Relacionamento para a empresa Pousada do Boto. Para Gordon (1998, p. 31). Na fundamentação teórica foram usados os temas: Marketing; Gestão de Marketing; Marketing de Relacionamento; Componentes do Marketing de Relacionamento; e Ferramentas do Marketing de Relacionamento. Metodologicamente, a pesquisa é classificada como aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso. Para coleta de dados foram usados pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionários com os clientes e observação participante. A análise é qualitativa categorial (seguindo as etapas do Plano de Marketing). Como resultados, pode-se desenvolver as definições estratégicas da Pousada do Boto (Missão, Visão e Valores). Além disso, identificou-se como pontos fortes: localização, serviços de qualidade, café da manhã e marketing boca a boca. Os principais pontos fracos: quartos com pouca comodidade e pouca visibilidade nas redes sociais. As principais ameaças são concorrência de diversas pousadas com os mesmos serviços, falta de estrutura na região e crise na Argentina. As principais oportunidades destacadas são clientes mais exigentes, criação da Surfland, crescimento do turismo nacional e meios de divulgação menos custosos e mais abrangentes. Por fim, foram traçadas as seguintes ações de marketing de relacionamento para a Pousada do Boto: reestruturação das redes sociais; inclusão no site TripAdvisor; e promoções no site Hotel Urbano.

Palavras-chave

Marketing de relacionamento, Plano de marketing, Pousada do boto

Citação

Coleções