Influência do marketing verde no surgimento de restaurantes sustentáveis em Florianópolis

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Rosa, Juliana Ribeiro
Orientador
Pohl, Rogério
Coorientador
Resumo
The objective of this study is analyze and describe how the green marketing influences the emergence of sustainable restaurants in Florianópolis. Was used a pure research, qualitative approach was done aiming to report and understand how the green marketing has become a subject of interest between the society and how this influence in the emergence of new establishments. The article then discusses the concept of green marketing and sustainability and highlights the characteristics that companies must have to become sustainable. The positive points that organizations have in changing their means of production in order to generate less impact is described and how it adds value to products and services. The following is a few examples of restaurants that were born with the sustainable approach and described how each of them does to sell this idea and thus attract its consumers. Finally, it is suggested an environmental education program in companies, in order to bring benefits to organizations and also to society as a whole
O presente estudo tem como objeto principal analisar e descrever como o marketing verde influência no surgimento de restaurantes sustentáveis em Florianópolis. Foi feita uma pesquisa pura com abordagem qualitativa visando relatar e entender como o marketing verde tem se tornando um tema de interesse entre a sociedade e como isso influência no surgimento de novos estabelecimentos. O artigo então discute o conceito de marketing verde e sustentabilidade e destaca as características que as empresas devem ter para se tornarem sustentáveis. Os pontos positivos que as organizações possuem ao mudarem seus meios de produção de forma a gerar menos impacto é descrito e como isso agrega valor aos produtos e serviços. A seguir é descrito alguns exemplos de restaurantes que nasceram com a abordagem sustentável e descrito como cada um deles faz para vender essa ideia e assim atrair seus consumidores. Por fim, é sugerido um programa de educação ambiental nas empresas, de forma a trazer benefícios as organizações e também para a sociedade como um todo.

Palavras-chave
Marketing verde, Sustentabilidade, Meio ambiente, Restaurantes, Florianópolis
Citação