Realidade virtual na prevenção de quedas em idosos

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Data

2019

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Crapanzani, Tayane Dias

Orientador

Moraes, Clarissa Niero

Coorientador

Resumo

Introduction: Aging is a dynamic and progressive process, generating biochemical, functional and morphological changes, being important factors that make the elderly susceptible to falls. Falls are a public health concern, leading to decreased quality of life, and a high rate of morbidity and mortality among the elderly. Nintendo Wii® is one of the most used examples of Exergames, because of the low cost and ability to turn real movements into on-screen game controls, they improve physical performance by developing attention, concentration and self-confidence. Objective: To analyze the effectiveness of virtual reality through Nintendo Wii in preventing falls in the elderly. Methods: The present study consisted of 7 participants, divided into two groups, where the experimental group was composed of elderly people with history of falls and the control group was composed of elderly people who never suffered from falls, were evaluated using the balance scale. Berg, Tinetti gait scale, time up and go fall risk scale (TUGT), and SF-36 quality of life questionnaire. Results: According to the results obtained in this study, it was possible to identify that the intervention was beneficial in balance in 50%, mobility in 7% and gait in 33%. Demonstrating improvement in both groups, but no statistical results (p> 0.05). Conclusion: falls have a great impact on the quality of life of the elderly, so physical therapy treatments should act to prevent them.
Introdução: O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, gerando alterações bioquímicas, funcionais e morfológicas sendo estes importantes fatores que tornam o idoso suscetível as quedas. As quedas são uma preocupação em saúde pública, ocasionando a diminuição da qualidade de vida, e um alto índice de morbidade e mortalidade entre os idosos. O Nintendo Wii® é um dos exemplos de Exergames mais utilizados, devido ao baixo custo e pela capacidade de transformar movimentos reais em comandos na tela do videogame, estes melhoram o desempenho físico desenvolvendo a atenção, concentração, além de trabalhar a autoconfiança dos idosos. Objetivo: analisar a eficácia da realidade virtual através do Nintendo Wii na prevenção de quedas em idosos. Métodos: O presente estudo foi composto por 10 participantes, divididos em dois grupos, o grupo experimental foi composto por idosos com histórico de quedas e o grupo controle foi composto por idosos que nunca sofreram quedas e foram avaliados por meio da escala de equilíbrio de Berg, escala de marcha de Tinetti, escala de risco de queda de time up and go (TUGT) e questionário de qualidade de vida SF-36. Resultados: de acordo com os resultados obtidos nesse estudo foi possível identificar que a intervenção foi benéfica no equilíbrio em 50%, a mobilidade em 7% e a marcha em 33%. Demonstrando melhora em ambos os grupos, porém com nenhum resultado estatístico (p>0,05). Conclusão: as quedas geram grande impacto na qualidade de vida dos idosos, sendo assim os tratamentos fisioterapêuticos devem atuar na prevenção das mesmas.

Palavras-chave

Realidade virtual, Modalidades de fisioterapia, Acidentes por quedas

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