Tecnologia assistiva na educação

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Data

2020

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Sales, Emerson

Orientador

Ayres, Nilce Miranda

Coorientador

Resumo

O estudo de caso que se segue visa questionar e apresentar as tecnologias assistivas utilizadas por pessoas com deficiência física sob seus diversos aspectos, e possíveis melhorias que podem ser evidenciadas, com o intuito de uma facilitação no processo educacional dessa modalidade que é a educação especial, visando que, a tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida Independente e Inclusão sendo reconhecida como uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando facilitar o acesso a meios antes inacessíveis e através deste estudo de caso irá ser estudado o emprego das tecnologias assistivas nas metodologias ativas que possuem como objetivo promover uma concepção mais reflexiva e crítica em que as habilidades e competências estarão sendo desenvolvidas para que este encontremos soluções adequadas para os problemas vivenciados na educação. Mas também uma reflexão sobre as práticas em sala de aula e uma reformulação dos métodos utilizados para atender as especificidades dos alunos acompanhando as mudanças sócio-políticas, financeiras e tecnológicas na sociedade moderna.

Palavras-chave

Tecnologia da informação, Acessibilidade, Tecnologias assistivas

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