A gestão de TI nos sistemas de comando, controle, inteligência, vigilância e reconhecimento das operações interagências

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Data

2020

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Andrade, Allan Godoy de Menezes

Orientador

Ayres, Nilce Miranda

Coorientador

Resumo

Este trabalho explora o ambiente das operações interagências com objetivo de verificar os problemas existentes e propor melhorias para uma gestão eficiente dos atuais processos de Comando, Controle, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento. Para tanto, buscou-se na literatura disponível, por meio de entrevista com profissionais experientes, a orientação e identificação de melhores práticas na condução de sistemas complexos. Por meio da observação direta, foram analisadas as legislações existentes, assim como o trâmite regular das demandas de produtos produzidos neste cenário. A explicação e análise dos conceitos foram realizadas de forma fragmentada para melhor significação de seus conteúdos, a saber: Comando e Controle (C²), Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), Operações Interagências e Gestão. Com o mapeamento da situação atual e as possibilidades de aperfeiçoamento para aproveitamento máximo das estruturas organizacionais e doutrinárias presentes nas instituições nacionais, verificou-se alguns pontos de melhorias para maior integração dos processos e busca de eficiência em atendimento à demanda dos diversos atores. Dessa forma, a pesquisa procurou uma forma de facilitar a implantação de boas práticas de gestão dos produtos e processos de IVR, com base no atendimento aos atores que atuam no ambiente interagência.

Palavras-chave

Operações Interagências, Comando e controle, Inteligência, Vigilância, Reconhecimento, Tecnologia da informação

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