Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9049
Título: Segurança da informação no serviço público: a realidade da segurança da informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Autor(es): Souza, Rafael Alves
Orientador: Mello, Horácio Dutra
Tipo de material: Estudo de Caso
Data: 2017
Palavras-chave: Segurança da informação
Política
Sistema de informação
Serviço público
Resumo: Este trabalho surgiu como uma proposta a ser aplicada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Os conceitos iniciais que motivaram o seu desenvolvimento ocorreram após serem observadas divergências entre as Coordenações de Tecnologia da Informação e Comunicação dos campi com a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação na Reitoria, nas questões relacionadas à Segurança da Informação. Após a apresentação dos principais conceitos, é realizada uma pesquisa com as CSTIC dos campi e com a DGTIC de modo a compreender as relações entre as entidades e suas abordagens para a Segurança da Informação. Com os resultados obtidos, é possível observar divergências na implementação de diretrizes e uma ausência de política de Segurança da Informação na Instituição. Essas principais diferenças foram observadas em questões como a falta de treinamento para a equipe de TI, distanciamento e ausência de reuniões para discussão de ações e estratégias institucionais, etc. Apesar dos conhecimentos sobre a Segurança da Informação não serem plenos, é possível observar que as entidades estão trabalhando com qualidade. É proposto a reunião com todas as equipes de TI para a discussão de apresentação de propostas para a definição de um plano de diretrizes que deverá se tornar a política de Segurança da Informação institucional.
Aparece nas coleções:Gestão em Tecnologia da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL_ALVES_DE_SOUZA.pdfEstudo de Caso - Rafael Alves de Souza1.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons