Big data nas empresas: o uso de dados como diferencial estratégico do setor de programação em uma empresa de televisão
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Data
2017
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Meneses, Carlos Alberto Alves
Orientador
Ayres, Nilce Miranda
Coorientador
Resumo
Este estudo de caso visa a apresentar e discorrer sobre o uso do Big Data como um diferencial estratégico para as empresas. O estudo se justifica principalmente devido ao Brasil viver uma época com sua economia estagnada. Nesse cenário, as empresas precisam ser cada vez mais competitivas e seus gestores buscam vencer a concorrência utilizando-se de novas estratégias. No setor de Telecomunicações, as empresas de sinal aberto ainda enfrentam a concorrência das TVs por assinatura e os transmitido pela internet. Para atingir seu propósito, foi realizada uma análise no setor de programação de uma emissora de TV de sinal aberto, afiliada da Rede Globo em João Pessoa na Paraíba. Desta foi apresentado um projeto piloto para a implantação do Big Data neste setor e que pode ser estendido futuramente para toda a organização. Além dessa análise, baseada em entrevista, foi realizada pesquisa bibliográfica de modo exploratório. A partir dessa análise foi desenvolvido o estudo proposto. Uma vez aplicado os questionários e entrevista, pudemos partir para uma análise da realidade e identificação dos pontos fortes e fracos a serem trabalhados para os melhores aproveitamentos da mineração dos dados coletados. Os resultados apontam que ao utilizar o Big Data, a empresa poderá melhorar suas estratégias baseando-as em dados, manter e conquistar novos telespectadores através da análi-se de suas preferências e opiniões sobre a programação da emissora e conquistar melhores índices de audiência em relação a seus concorrentes.
Palavras-chave
Big data, Mineração de dados, Estratégias, Concorrência, Gestão da tecnologia da informação