Gestão do conhecimento em TI: produzindo informação para sustentabilidade dos serviços de TI

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

La Rosa, James Augusto Lima

Orientador

Fernandes, Roberto Fabiano

Coorientador

Resumo

A presente pesquisa realizada através da observação de uma unidade de TI de uma grande empresa de mídia e entretenimento do sul do Brasil nos mostra a grande problemática que sustenta este estudo, a gestão da informação nos tempos atuais. Com uma demanda exponencial desse produto tão essencial no dia a dia de todos, como identificar como o que é útil, classificar, armazenar, socializar e compartilhar. Focado nesses tópicos e baseando-se no estudo de diversos autores que vem chamando a atenção para o importante trabalho em se preocupar com um dos principais ativos que as organizações necessitam atualmente, o conhecimento, o poder informacional e intelectual de seus colaboradores. Em uma primeira impressão podemos avaliar questões simples para poder implementar, mas no decorrer da pesquisa verificamos existir toda uma complexidade e resistência, por tratar-se de uma mudança cultural e organizacional. Os olhares dos gestores estão atentos a essas mudanças, mas precisa ser dedicado mais tempo e esforço para trabalhar e otimizar as questões de gerir informação e transformar em conhecimento que possa ser transmitido de maneira fácil e objetiva com intuito de reduzir o máximo as incertezas e gerarmos sustentabilidade para as ações em todos os âmbitos da organização.

Palavras-chave

Tecnologia da informação, Gestão do conhecimento, Gestão da informação, Administração estratégica, Inteligência competitiva, Aprendizagem organizacional

Citação