Gestão do conhecimento em TI: produzindo informação para sustentabilidade dos serviços de TI
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Data
2017
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
La Rosa, James Augusto Lima
Orientador
Fernandes, Roberto Fabiano
Coorientador
Resumo
A presente pesquisa realizada através da observação de uma unidade de TI de uma grande
empresa de mídia e entretenimento do sul do Brasil nos mostra a grande problemática que
sustenta este estudo, a gestão da informação nos tempos atuais. Com uma demanda exponencial
desse produto tão essencial no dia a dia de todos, como identificar como o que é útil, classificar,
armazenar, socializar e compartilhar. Focado nesses tópicos e baseando-se no estudo
de diversos autores que vem chamando a atenção para o importante trabalho em se preocupar
com um dos principais ativos que as organizações necessitam atualmente, o conhecimento, o
poder informacional e intelectual de seus colaboradores. Em uma primeira impressão podemos
avaliar questões simples para poder implementar, mas no decorrer da pesquisa verificamos
existir toda uma complexidade e resistência, por tratar-se de uma mudança cultural e organizacional.
Os olhares dos gestores estão atentos a essas mudanças, mas precisa ser dedicado
mais tempo e esforço para trabalhar e otimizar as questões de gerir informação e transformar
em conhecimento que possa ser transmitido de maneira fácil e objetiva com intuito de
reduzir o máximo as incertezas e gerarmos sustentabilidade para as ações em todos os âmbitos
da organização.
Palavras-chave
Tecnologia da informação, Gestão do conhecimento, Gestão da informação, Administração estratégica, Inteligência competitiva, Aprendizagem organizacional