A propagação de notícias falsas e seu poder de influenciar a opinião pública em processos eleitorais
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Data
2018
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Pinho, Natalia Santos de
Orientador
Bitencourt, Luciano
Coorientador
Resumo
As eleições estadunidenses de 2016 ficaram populares devido ao grande volume de compartilhamento de fake news consideradas responsáveis pela vitória de Donald Trump. No Brasil, o processo eleitoral também foi permeado por notícias falsas. Este trabalho apresenta uma discussão com base em teorias e indícios de como a propagação de notícias falsas têm poder de influenciar a opinião pública em processos eleitorais e quais as suas consequências. O trabalho baseia-se em estudo de caso das notícias falsas que impactaram durante o processo eleitoral brasileiro e que influenciaram na intenção de votos da opinião pública, interferindo no resultado das eleições. A partir de registros em veículos de imprensa e agências de checagem de fatos, foram analisadas notícias falsas que impactaram nas opiniões sobre o processo eleitoral e consolidaram a polarização política no país.
Palavras-chave
Notícias falsas, Pós-verdade, Checagem de fatos