Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9160
Título: Mobilização e engajamento: estudo de caso da hashtag #MeToo na rede social Twitter
Autor(es): Inês, Juliana Bittencourt
Orientador: Cardoso, Darlete
Tipo de material: Artigo Científico
Data: 2018
Palavras-chave: Cibercultura
Twitter
#MeToo
Ativismo social
Assédio
Resumo: Além de espaços para comunicação, interação e expressão, as redes sociais são transformadas em ferramentas de ativismo social. A partir desta perspectiva, o presente artigo avalia com que propósito os usuários da rede social Twitter utilizam a hashtag #MeToo verificando se é usada para mobilização e engajamento à campanha ou críticas, comparando o número de usuários homens e mulheres. Os métodos utilizados para análise foram a pesquisa qualitativa e quantitativa de descrição, com a técnica do estudo de caso. A fundamentação teórica, que apoia as análises, passa pela cibercultura, a comunicação mediada por computador e as redes sociais, além da problemática do assédio sexual. Os resultados aqui observados mostram que a hashtag #MeToo abrigou diferentes tipos de manifestações e, além disso, proporcionou que a problemática do assédio fosse pautada e discutida com uma nova ênfase.
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOBILIZAÇÃO E ENGAJAMENTO.pdf
  Until 2022-12-15
PDF A - JULIANA BITTENCOURT INÊS - MOBILIZAÇÃO E ENGAJAMENTO: ESTUDO DE CASO DA HASHTAG #METOO NA REDE SOCIAL TWITTER861.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons