Mobilização e engajamento: estudo de caso da hashtag #MeToo na rede social Twitter

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Data

2018

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Inês, Juliana Bittencourt

Orientador

Cardoso, Darlete

Coorientador

Resumo

Além de espaços para comunicação, interação e expressão, as redes sociais são transformadas em ferramentas de ativismo social. A partir desta perspectiva, o presente artigo avalia com que propósito os usuários da rede social Twitter utilizam a hashtag #MeToo verificando se é usada para mobilização e engajamento à campanha ou críticas, comparando o número de usuários homens e mulheres. Os métodos utilizados para análise foram a pesquisa qualitativa e quantitativa de descrição, com a técnica do estudo de caso. A fundamentação teórica, que apoia as análises, passa pela cibercultura, a comunicação mediada por computador e as redes sociais, além da problemática do assédio sexual. Os resultados aqui observados mostram que a hashtag #MeToo abrigou diferentes tipos de manifestações e, além disso, proporcionou que a problemática do assédio fosse pautada e discutida com uma nova ênfase.

Palavras-chave

Cibercultura, Twitter, #MeToo, Ativismo social, Assédio

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