Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9161
Título: Checagem contra fake news na campanha presidencial de 2018: o jornalismo do O Globo e a verificação da Agência Lupa
Autor(es): Higino, Jéssica
Orientador: Lenzi, Alexandre
Tipo de material: Artigo Científico
Data: 2019
Palavras-chave: Fake news
Pós-verdade
Agências de checagem
Jornalismo
Tipo de acesso: Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Resumo: As redes sociais possibilitam a distribuição em massa das notícias, incluindo as que possuem dados falsos, as chamadas fake news. Com as avalanches de informações que os internautas têm acesso a cada segundo, fica cada vez mais difícil acompanhar o que acontece ao nosso redor. Mentiras são repassadas como se fossem verdades. Vivemos em um meio em que disseminar notícias falsas virou negócio e que agências de checagens foram criadas para tentar diminuir os impactos. Mas onde entra o jornalismo nesta história? Qual é a novidade neste trabalho? Existem diferenças em relação ao jornalismo considerado tradicional? Neste artigo vamos comparar trabalhos realizados pela Agência Lupa e pelo jornal O Globo , especificamente na cobertura do debate entre candidatos à presidência do Brasil nas eleições de 2018, transmitido pela TV Globo no dia 4 de outubro daquele ano.
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019-1 Jéssica Higino.pdfArtigo científico Jéssica Higino382.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons