Novos horizontes para a assessoria de imprensa: um estudo de caso de duas empresas de Tubarão, SC

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2019

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Claudino, Silvana Maurílio

Orientador

Lenzi, Alexandre

Coorientador

Resumo

Este artigo aborda as novas funções que a assessoria de imprensa contemporânea tem adquirido, demonstrando como o jornalista tem se transformado em um profissional da comunicação multidisciplinar e como está se adaptando ao mercado da região. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica sobre a definição de assessoria de imprensa, dentro do contexto da assessoria de comunicação, e sobre as transformações do mercado nos últimos anos. E como pesquisa de campo apresenta estudo de caso com duas empresas do município de Tubarão, em Santa Catarina: Plantão Assessoria e Creative Comunicação. Foram entrevistados presencialmente os jornalistas fundadores das duas empresas. Dentro das novas funções identificadas, ganham evidência as áreas de organização eventos e de produção de marketing de conteúdo, tudo isso atrelado às novas tecnologias e mídias sociais. Os eventos são apontados como importantes para a estratégia, planejamento, mercado, economia e relacionamento entre empresas e seus clientes. Já o marketing de conteúdo é um nicho em grande expansão para os jornalistas, pois acompanha as rápidas mudanças que têm acontecido no mercado e as novas demandas da profissão.

Palavras-chave

Assessoria de imprensa, Organização de eventos, Marketing de conteúdo

Citação

Coleções