As mudanças estéticas e os objetivos comunicacionais do programa televisivo O amor vencerá (1998-2018)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Santos, Débora Dias

Orientador

Bavaresco, Marcionize Elis

Coorientador

Resumo

The objective of this work is to understand what the aesthetic changes of the program O Amor Vencerá can indicate about the communicational objectives of the mediatization of religion, enhanced by contemporary communication technologies. He will analyze in detail two editions of Canção Nova's O Amor Vencerá, the first one presented on July 27, 1998 and the second one presented on August 13, 2018. The phenomenon of mediatization of interpersonal communications has altered the way many people community. This has come to various institutions, including religious, generating what researchers in the area call the mediatization of religion and telephones. This communication, in the case of television, is based on a specific aesthetic, which sometimes approaches and sometimes distances itself from that of television journalism. Faced with this, studying the case of the Love Will Win program helps to understand this contemporary phenomenon. The methodology of structural analysis used in the elements of aesthetics the keys to the elaboration of the categories, so that it was possible to analyze the narrative and the images of the program The Love Will Win, being thus it was dismembered in: explored language, framework and scenario. We came to the conclusion that with the passage of 20 years the aesthetics of the program began to come closer to the face-to-face meeting in an attempt to have a closer relationship with the faithful.
O trabalho tem como objetivo entender o que as mudanças estéticas do programa O Amor Vencerá podem indicar sobre os objetivos comunicacionais da midiatização da religião, potencializada pelas tecnologias de comunicação contemporâneas. Ele analisará detalhadamente duas edições do programa O Amor Vencerá da emissora Canção Nova, o primeiro apresentado no dia 27 de julho de 1998 e o segundo apresentado em 13 de agosto de 2018. O fenômeno da midiatização das comunicações interpessoais alterou a forma de muitas pessoas se relacionarem em comunidade. Isso chegou a instituições diversas, entre as quais as religiosas, gerando o que pesquisadores da área chamam de midiatização da religião e telefiéis. Essa comunicação, no caso da televisão, é baseada em uma estética específica, que por vezes se aproxima e por vezes se afasta daquela do telejornalismo. Diante disso, estudar o caso do programa O Amor Vencerá ajuda a compreender esse fenômeno contemporâneo. A metodologia de análise estrutural utilizada buscou nos elementos da estética as chaves para a elaboração das categorias, para que fosse possível analisar a narrativa e as imagens do programa O Amor Vencerá, sendo assim, ele foi desmembrado em: linguagem explorada, figurino, cor, enquadramento e cenário. Chegamos à conclusão de que com o passar de 20 anos a estética do programa passou a se aproximar mais do encontro presencial em uma tentativa de ter uma relação mais próxima com os fiéis.

Palavras-chave

Midiatização, Estética, Televisão, O amor vencerá, Canção Nova

Citação

Coleções