Simulacro de princesa: uma análise da postura feminina em "Encantada"
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Data
2018
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Oliveira, Gabrielly José
Orientador
Vargas, Alexandre Linck
Coorientador
Resumo
The present final paper aims to analyze the female attitude within the cinematographic project Encantada (2007), from Walt Disney Studios, as of the understanding of the concepts about women, studying the characters interpreted in the film belonging to the "fairy world" and the "real world" as well as their intertexts. Consequently, we dwell on the women's representation and simulacrum issue. For this, we rely on the theoretical basis of Perrot (1992-2005-2007), Piore (2002), Stein (1985), Koch (2007), Marcuschi (2008), Parente (2000), Xavier (2005) and Deleuze (1974). The development of this research is based on a case study with the qualitative approach, of a basic and exploratory nature and of bibliographical research. Therefore, we conclude the women's representation in cinematographic projects from Walt Disney Studios is shown with magic, sweetheartness and always connected to nature with mysticism, carrying an unspeakable and impetuous power and enchantment; being able to, in small gestures, become a simulacrum.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a postura feminina dentro da obra cinematográfica “Encantada” (2007), dos Estúdios Walt Disney, a partir da compreensão dos conceitos sobre a mulher, estudando as personagens retratadas no filme pertencentes ao “mundo das fadas” e o “mundo real”, bem como seus intertextos. Por consequência, nos detemos quanto à representavidade da mulher e a questão do simulacro. Para tal, contamos com o embasamento teórico de Perrot (1992-2005-2007), Piore (2002), Stein (1985), Koch (2007), Marcuschi (2008), Parente (2000), Xavier (2005) e Deleuze (1974). O desenvolvimento desta pesquisa se dá por um estudo de caso com a abordagem qualitativa, de natureza básica, exploratória e de pesquisa bibliográfica. Por conseguinte, concluímos que a mulher representada em obras cinematográficas produzidas pelos estúdios Walt Disney é regada de encantamento, tendo uma alma doce, sempre ligada à natureza como um ser místico, detentora de um poder e encantamento indescritivelmente impetuosos; podendo em pequenos gestos tornar-se um simulacro.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a postura feminina dentro da obra cinematográfica “Encantada” (2007), dos Estúdios Walt Disney, a partir da compreensão dos conceitos sobre a mulher, estudando as personagens retratadas no filme pertencentes ao “mundo das fadas” e o “mundo real”, bem como seus intertextos. Por consequência, nos detemos quanto à representavidade da mulher e a questão do simulacro. Para tal, contamos com o embasamento teórico de Perrot (1992-2005-2007), Piore (2002), Stein (1985), Koch (2007), Marcuschi (2008), Parente (2000), Xavier (2005) e Deleuze (1974). O desenvolvimento desta pesquisa se dá por um estudo de caso com a abordagem qualitativa, de natureza básica, exploratória e de pesquisa bibliográfica. Por conseguinte, concluímos que a mulher representada em obras cinematográficas produzidas pelos estúdios Walt Disney é regada de encantamento, tendo uma alma doce, sempre ligada à natureza como um ser místico, detentora de um poder e encantamento indescritivelmente impetuosos; podendo em pequenos gestos tornar-se um simulacro.
Palavras-chave
Postura feminina, Representação, Simulacro, Disney