Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos
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Data
2019
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Carvalho, Lucas Martins
Viana, Rafael Gonçalves
Orientador
Zilli, Carlos Augusto
Coorientador
Resumo
O presente estudo apresenta uma proposta interdisciplinar entre matemática e física onde se
analisa a velocidade de um móvel em relação ao tempo, expressa por meio de um modelo de
função polinomial do primeiro grau, com uso de ferramentas de regressão linear utilizando o
método dos mínimos quadrados. O trabalho apresenta conceitos relacionados à
interdisciplinaridade, sua importância e como deve ser introduzida em sala de aula. Em
seguida, aborda-se a origem do termo regressão linear, o método dos mínimos quadrados e
sua aplicação para que se busque o ajuste mais preciso de um conjunto de dados coletados.
Por fim, utiliza-se a função polinomial de primeiro grau para a modelagem do problema
proposto. Através da regressão linear pode-se criar um modelo matemático para determinar a
influência que uma variável exerce sobre outra. É comum a sua utilização para determinar
preços de produtos e serviços, por exemplo, na influência que o amadurecimento de um vinho
exerce sobre o seu valor. Outro exemplo é a influência que a localização, estado de
conservação e tamanho exercem sobre o valor de um imóvel. Para se alcançar os objetivos
propostos, foi utilizado um experimento físico capaz de ser modelado por uma função
polinomial de primeiro grau que, após os dados coletados, foi fundamental para a aplicação
do método dos mínimos quadrados. Conclui-se que a proposta pode ser aplicada de forma
eficaz dentro da sala de aula e que o método escolhido para a regressão linear se adéqua ao
experimento proposto, possibilitando a execução tanto no ensino superior quanto no médio.
Palavras-chave
Regressão linear, Interdisciplinaridade, Método dos mínimos quadrados