Docentes do ensino médio: análise de alguns indicadores educacionais relacionados aos docentes do ensino médio nos estados da região sul do Brasil no período de 2013 a 2017

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Data

2018

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Caetano, Letícia Locks

Orientador

Geraldi, Deivid Vitoreti

Coorientador

Resumo

The present essay has as main goal analyze the teaching aspects of the states from the Southern region of Brazil: Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul. In order to discuss this much debated topic, a brief introduction on how we can define education was initially done, according to great authors like Saviani and Giardinetto. Right after, aspects of high school education and their current curricula will be exhibited, focusing on the last three years of the final stage of Basic Education of every individual that is part of Brazilian schools, intending to prepare these young people for social life and for the labor market, dealing with matters related to their everyday life, as well as expanding them through scientific knowledge. The High School is the phase in which the presented teachers are inserted, being that the main objective of this work, which is to present the educational aspects based on the data of the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (INEP) and other research sources of the same relevance as well. In the face of the current devaluation of the teachers, who face a great deal of barriers in their professional and private lives, such as the level of teaching effort, career plans of the teaching profession, regularization of the teaching staff in the schools where they work, remuneration and teacher training, historical series are presented in order to recognize aspects of the teaching reality through these data.
O presente trabalho tem como principal objetivo analisar aspectos docentes dos estados da região sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para debater sobre esse tema tão discutido atualmente, foi apresentada, inicialmente, uma breve introdução sobre como podemos definir a educação, segundo grandes autores como Saviani e Giardinetto. Em seguida, serão exibidos aspectos do ensino médio e seus currículos atuais, tratando-se dos três últimos anos da etapa final da Educação Básica de todo indivíduo que faz parte das escolas brasileiras, tendo como intenção preparar os jovens para a vida social e para o mercado de trabalho, tratando de assuntos relacionados ao dia a dia, bem como ampliando-os por meio de conhecimentos científicos. O Ensino Médio é a fase na qual os docentes apresentados estão inseridos, sendo esse o tema de principal objetivo deste trabalho, apresentar os aspectos docentes com base nos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e outras fontes de pesquisas de mesma relevância. Diante da atual situação de desvalorização dos professores, que enfrentam uma série de barreiras em suas vidas profissionais e particulares, tais como: nível de esforço docente, planos de carreira do magistério, regularização do corpo docente nas escolas em que atuam, remuneração e formação dos docentes, apresentam-se séries históricas a fim de reconhecer aspectos da realidade docente por meio destes dados.

Palavras-chave

Educação, Ensino médio, Valorização e aspectos docentes

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