Indicadores de acesso e permanência: retratos da qualidade do ensino médio da região sul do Brasil no período de 2008 a 2017

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Data
2018
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Vilas Boas, Arthur Bueno
Orientador
Geraldi, Deivid Vitoreti
Coorientador
Resumo
The present essay aims at portraying the quality of High School Education in the Southern Region of Brazil, between 2008 and 2017. For this reason, a presentation on education and high school education is done, culminating in the analysis of the concept of quality, addressing educational indicators that portray the observed reality. The indicators used allow us to analyze more precisely two aspects of quality. They are: the access and permanence category, in addition, they seek, also to highlight the main rates that involve the permanence. Simultaneously with the analysis of the indicators, it is sought to present the policies that lead Education, bringing the aspects to the present day, taking into account the economic conditions and how they can influence the concept of quality. The research was developed in the dialectical scope and presents the data provided by the PNAD and INEP about the selected educational indicators. Before that, we use basic statistical methods to present the reality that can be read through the data. Still taking into consideration comments from groups and authors of the educational field, with a view to a better understanding of the addressed subject in order to be able to portray, according to authors from the educational field, the quality of High School Education in the Southern Region of Brazil based on the two educational indicators showed. It presents the reality that no significant educational changes happened on these historical grades, however, the problems that already existed still remain in the agenda.
O presente trabalho busca retratar a qualidade da Educação no Ensino Médio da Região Sul do Brasil, no período entre 2008 e 2017. Para tanto, é feita uma apresentação sobre educação e ensino médio, culminando na análise do conceito de qualidade, abordando indicadores educacionais que retratam a realidade observada. Os indicadores utilizados permitem analisar mais precisamente dois aspectos de qualidade, sendo eles: a categoria de acesso e de permanência, ademais, busca, também salientar as principais taxas que envolvem a permanência. Concomitantemente à análise dos indicadores, busca-se apresentar as políticas que regem a Educação, trazendo os aspectos para os dias atuais, levando em consideração as condições econômicas e como elas podem influenciar no conceito de qualidade. A pesquisa desenvolveu-se no âmbito dialético e apresenta os dados dispostos pela PNAD e pelo INEP sobre os indicadores educacionais selecionados. Frente a isso, recorre-se a métodos estatísticos básicos para apresentar a realidade que pode ser lida por meio dos dados. Ainda levando em consideração comentários de grupos e autores do âmbito educacional, tendo em vista uma melhor compreensão do assunto abordado para poder retratar, segundo autores do campo educacional, a qualidade do Ensino Médio na Região Sul do Brasil com base nos dois indicares educacionais abordados. Mostrando a realidade que, a educação, nessa série histórica, não houve mudanças significativas na questão da qualidade, porém, os problemas que eram decorrentes ainda continuam em pauta.

Palavras-chave
Ensino médio, Acesso, Permanência, Indicadores educacionais
Citação
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