Avaliação do conhecimento das mães de crianças de 0-24 meses sobre puericultura

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Data
2019
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Schmitz, Fernanda Silva
Orientador
Aquino, Priscilla
Coorientador
Resumo
Introduction: Childcare aims to monitor the development and growth of children systematically, but it does not have the proper adherence. This study aims to assess mothers' knowledge of topics covered in these consultations and to identify those with the greatest information deficit, as well as possible ways to improve this scenario. Methods: Cross-sectional study using a questionnaire applied to 110 mothers over 18 years old, with children aged 0-24 months and born at term, attended at the Medical Outpatient Clinics of a University, between February and June. 2019. Results: The questions with less than 50% correct answers were related to the meaning and importance of Childcare; Use of pacifiers; First consultation with ophthalmologist in healthy children; Use of appropriate clothing and physiological gastroesophageal reflux. In addition, there was a statistically significant (P value ≤ 0,05) relationship between the percentage of right answers with education and the average wage income in only a few questions. When asked about suggestions on how to expand knowledge safely, 10 answers were obtained. Conclusions: The most misinformed themes corroborate other studies that also point out this flaw, a fact explained by the real lack of orientation in them. The rest obtained better percentage of hits, but not all were in agreement with other studies, proving the divergence of realities in public health in each region. There is a need to invest in better guidance provided during consultations and to use the media appropriately to expand this knowledge.
Introdução: A Puericultura visa acompanhar o desenvolvimento e crescimento da criança de forma sistemática, contudo ela não possui a adesão adequada. Este estudo tem o objetivo de avaliar o conhecimento das mães sobre temas abordados nessas consultas e de identificar aqueles com maior déficit de informação, além de possíveis formas de melhorar esse cenário. Métodos: Estudo transversal, por meio de questionário aplicado em 110 mães acima de 18 anos, com filhos entre 0-24 meses e nascidos a termo, atendidas nos Ambulatórios Médicos de uma Universidade, entre Fevereiro e Junho de 2019. Resultados: As questões com menos de 50% de acertos foram as relacionadas ao significado e importância da Puericultura; Uso de chupetas; Primeira consulta no oftalmologista em crianças hígidas; Uso de vestimentas adequadas e refluxo gastroesofágico fisiológico. Além disso, houve relação estatisticamente significativa (valor de P ≤ 0,05) entre a porcentagem de acertos com a escolaridade e a renda salarial média somente em algumas perguntas. Quando questionadas sobre as sugestões de como ampliar o conhecimento de forma segura, obtiveram-se 10 respostas. Conclusões: Os temas com maior desinformação corroboram com outros estudos que também apontam esse falha, fato explicado pela real escassez de orientação existente neles. O restante obteve melhor porcentagem de acertos, porém nem todos estavam em concordância com outros estudos, provando a divergência de realidades na saúde pública de cada região. Constata-se a necessidade de investir em melhores orientações fornecidas durantes as consultas e de utilizar de forma adequada os meios de comunicação para proporcionar a ampliação desse conhecimento.

Palavras-chave
Puericultura, Conhecimento, Mães, Lactente
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