O perfil dos docentes das unidades de aprendizagem estruturantes do curso de Naturologia da Universidade do Sul de Santa Catarina

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Alexandrino, Ceres
Orientador
Jorge, Roberta Adriana
Coorientador
Resumo
It is considered the university as a place of exchange and learning of new and old knowledge, where the teacher is a figure of paramount importance. It stimulates and arouses interest in students, it is he who sets the example of ethics and discipline, which makes all the difference in the cultural training of its academics. In the area of health, the importance of qualified education is even more important, and the course of Naturology is directly linked not only to the content of learning units, but mainly to the way in which this content is taught. The more efficient the teacher, the more stimulus to knowledge, reading, research, improvement and news that are emerging, the better the student's training and future professional action with society. The text deals with the continuing formation of the teachers who teach the learning units (LU) of the course of Naturology of the University of the South of Santa Catarina (UNISUL), considering the relation between their initial formations and the LU taught by them in said course. The research carried out with university professors starts from the following problem: what is the profile of these teachers about their continuing education? The objectives were to outline the profile; examine the academic curriculum of these teachers; check that it is compatible with the LU who teach and point out the continuing education courses they have completed (complementary courses, post-graduation courses - lato sensu and strictu sensu). The methodology of mixed and descriptive approach of the research was carried out through a questionnaire containing twelve semi-open and individual questions through an interview with sixteen professors of the course. The analysis was based on descriptive statistics (percentage) and Bardin on questions six and ten of the questionnaire, considering as basic categories: the personal aspects of the teachers; teaching activity and aspects of the university.
Considera-se a universidade como um local de troca e aprendizado de novos e antigos saberes, onde o professor é uma figura de suma importância. Ele estimula e desperta interesse nos alunos, é ele quem dá o exemplo de ética e disciplina, que faz toda a diferença na formação cultural de seus acadêmicos. Na área da saúde, a relevância de um ensino qualificado, é ainda mais importante, e o curso de Naturologia está diretamente ligado, não só ao conteúdo das unidades de aprendizagem, mas principalmente, ao modo como esse conteúdo é ministrado. Quanto mais eficiente o professor, quanto mais estímulo ao conhecimento, à leitura, à pesquisa, ao aperfeiçoamento e às novidades que vão surgindo, melhor será a formação do aluno e sua futura atuação profissional junto à sociedade. O artigo aborda sobre as formações continuadas dos docentes que ministram unidades de aprendizagem (U.A.) estruturantes do curso de Naturologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), considerando a relação entre suas formações iniciais e as U.A. ministradas por eles no referido curso. A pesquisa realizada com professores universitários parte do seguinte problema: qual é o perfil desses docentes quanto à sua formação continuada? Os objetivos foram traçar o perfil; examinar o currículo acadêmico cursado por esses docentes; verificar se é compatível com as U.A. que ministram e apontar os cursos de formação continuada efetuados por eles (cursos complementares, pós-graduação – lato sensu e strictu sensu). A metodologia de abordagem mista e descritiva da pesquisa foi realizada por meio de um questionário contendo doze questões semiabertas e individuais mediante a uma entrevista com dezesseis professores do curso. A análise foi baseada em estatísticas descritivas (porcentagem) e Bardin nas questões seis e dez do questionário, considerando como categorias básicas: os aspectos pessoais dos docentes; atividade da docência e os aspectos da universidade.

Palavras-chave
Perfil, Docentes, Unidades de aprendizagem, Disciplina, Naturologia, UNISUL, Profile, Teachers, Learning units, Discipline, Naturology, UNISUL
Citação
Coleções