Ambiente alimentar de uma universidade privada de Santa Catarina

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Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Nascimento, Jéssica da Silva
Orientador
Pulz, Isadora dos Santos
Coorientador
Resumo
Food environment consists of a dynamic space, with physical, economic, political, cultural and social factors that can interfere in the food choices. College students spend a long time at university, and can be influenced by this environment. This study aims to characterize the food environment of the three snack bar and restaurants located in a private university in Santa Catarina (SC). A cross - sectional, descriptive and analytical study was carried out with two instruments: the Nutrition Environment Measures Survey - Restaurants (NEMS - R) and the Analysis Form of products marketed in snack bars. The data were entered in Microsoft Excel® version 2010, and analyzed in Stata software version 11.0, with descriptive and analytical statistics, considering a confidence value of 95%. The difference in price between products of higher and lower nutritional quality were evaluated with the t test, considering p <0.05 as significance. There was a widespread sale of products of low nutritional quality, such as refined baked salads stuffed with cheese and greasy sauces, and refined cakes and refined dough biscuits. However, there was greater availability of self-produced beverages without added sugar. In restaurants, there was little evidence of fruit and vegetable supply. The average value of the buffet by weight was R $ 38.40 and of the ready meals was R $ 11.12. Improvements in the availability of fruits and vegetables in restaurants, as well as complete physical menus and nutritional information are suggested at all locations. These findings may encourage other studies on the subject of university food environment.
Ambiente alimentar consiste em um espaço dinâmico, com fatores físicos, econômicos, políticos, culturais e sociais que podem interferir nas escolhas alimentares. Os universitários passam longo tempo na universidade, e podem ser influenciados por este ambiente. Este estudo objetiva caracterizar o ambiente alimentar das três lanchonetes e restaurantes situados em uma universidade privada de Santa Catarina (SC). Estudo transversal, descritivo e analítico, cuja coleta de dados ocorreu com dois instrumentos: o Nutrition Environment Measures Survey – Restaurants (NEMS-R) e o Formulário de análise dos produtos comercializados nas lanchonetes. Os dados foram digitados no Microsoft Excel® versão 2010, e analisados no software Stata versão 11.0, com estatística descritiva e analítica, considerando um valor de confiança de 95%. A diferença de preço entre os produtos de maior e menor qualidade nutricional foram avaliados com o Teste t, considerando p<0,05 como significância. Observou-se uma ampla venda de produtos de baixa qualidade nutricional, como salgados assados refinados recheados com queijos e molhos gordurosos, além de bolos e biscoitos de massa refinada recheados. No entanto, havia uma maior disponibilidade de bebidas de produção própria sem adição de açúcar. Nos restaurantes, foi evidenciada pouca oferta de frutas e hortaliças. A média do valor do bufê por peso foi R$ 38,40 e dos pratos prontos foi R$ 11,12. Sugere-se melhorias na disponibilidade de frutas e hortaliças nos restaurantes, além de cardápios físicos e informação nutricional completas em todos os locais. Estes achados poderão fomentar outros estudos sobre a temática de ambiente alimentar universitário.

Palavras-chave
Alimentos, Bebidas, Lanchonetes, Restaurantes, Universidade
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