Papel da escola e da família na promoção de saúde bucal infantil em Tubarão- SC

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Data
2018
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Armendaris, Taynara Donário
Orientador
Pimenta, Wladimir Vinicius
Coorientador
Resumo
The objective of the present study was to identify methods of prevention and promotion of oral health adopted in children 0 to 6 years of age where 23 teachers and 74 family members were interviewed in a public day care center and 18 teachers and 83 family members in two private schools located in the city of Tubarão-SC. It was noted that most teachers had already received information regarding the oral health care of children. Only 26.09% of public school teachers and 18.13% in private schools referred the dentist as the main source of information. Most of the teachers interviewed pointed out that their involvement in the caries prevention process is necessary, although almost half of the day care teachers reported including oral health issues in their classes, 90.64% in the private ones included these subjects in their classes . Most of the parents of children attending private schools reported having a higher frequency pattern and control of oral hygiene of their children until they had a lesser experience with dental caries (10.81% public before 7, 53% private). It was observed that there is a good level of knowledge and practices to ensure that the oral condition of children is good, together with parents' knowledge about how to avoid caries, few parents and / or caregivers (only 2% in the public sector and 17% in the private partnerships) believe that caries is transmitted from parents to children. There was less concern about the frequency of dental brushing of children by both teachers and parents of the public day care center. It is necessary to increase the attention of the dental surgeon to educational activities aimed at the training of parents and caregivers, as well as teachers so that they act even more effectively in the maintenance of oral child health.
O objetivo do presente trabalho foi identificar os métodos de prevenção e promoção de saúde bucal adotados em crianças de 0 a 6 anos de idade onde foram entrevistados 23 professores e 74 familiares em uma creche pública e 18 professores e 83 familiares em dois colégios privados situados na cidade de Tubarão-SC. Observou-se que a maioria dos professores já haviam recebido informações a respeito dos cuidados de saúde bucal das crianças. Apenas 26,09% dos professores da escola pública e 18,13% nas escolas privadas referenciaram o dentista como principal fonte de informações. A maioria dos professores entrevistados apontou que se faz necessário seu envolvimento no processo de prevenção da cárie, embora quase a metade dos professores da creche pública relatou incluir assuntos de saúde bucal em suas aulas, 90,64% nas privadas incluíam estes temas em suas aulas. A maioria dos pais das crianças que frequentam colégios privados, relatou ter um padrão de maior frequência e controle da higiene bucal de seus filhos fazendo até com que os mesmos tenham portanto uma experiência menor com a doença cárie (10,81% pública ante 7,53% privadas). Observou-se que há um bom nível de conhecimento e práticas para que a condição bucal das crianças seja boa, junto com o conhecimento dos pais sobre como evitar a cárie, poucos pais e/ou responsáveis (apenas 2% na pública e 17% nas privadas) acreditam que a cárie é transmitida de pais para filhos. Observou-se uma menor preocupação com a frequência de escovações dentais das crianças tanto pelos professores quanto pelos pais da creche pública. Faz-se, necessário maior atenção do cirurgião-dentista à realização de atividades educativas voltadas para a capacitação dos pais e responsáveis, bem como de professores para que estes atuem de forma ainda mais efetiva na manutenção da saúde bucal infantil.

Palavras-chave
Prevenção e promoção de saúde, Saúde bucal, Métodos de prevenção, Cárie dental, Criança, Família, Escola
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