O Repositório Universitário da Ânima visa a gestão da produção intelectual das IES da Anima, a sua preservação, bem como maximizar a visibilidade, o uso, e o impacto de suas produções intelectuais.

Submissões Recentes

Artigo Científico Acesso fechado
Manejo de intercorrências relacionadas ao uso de ácido hialurônico em preenchimento labial
(2024-07) MOYSES, Yasmin Leme
Introdução: Preenchedores labiais biocompatíveis como o ácido hialurônico (AH) são amplamente utilizados para proporcionar volume aos lábios, atenuar linhas de expressão periorais, corrigir assimetrias, devolver a definição do contorno labial e hidratação. Quando utilizados apropriadamente, preenchimentos de AH possuem uma baixa taxa de reações adversas. No entanto, profissionais estetas estão suscetíveis a possíveis intercorrências durante e após o procedimento. Objetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura, assim como descrever as principais intercorrências associadas à técnica de preenchimento labial utilizando AH juntamente ao seu correto manejo terapêutico. Método: A coleta de dados ocorreu nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), indicando os seguintes descritores: complicação, lábio, ácido hialurônico, hialuronidase, vascular, reação, tratamento, intercorrência; nos últimos 10 anos. Resultados e Discussão: A hialuronidase permanece como padrão ouro para manejo das principais intercorrências em preenchimento labial com AH, assegurando eficácia e segurança quando utilizada em doses corretas, como forma rápida de dissolver o produto existente no tecido em casos de complicações. No entanto, outras condutas complementares são frequentemente administradas em conjunto para melhorar o prognóstico do paciente como, por exemplo, compressas mornas e terapias medicamentosas. Conclusão: O manejo eficaz das intercorrências em preenchimentos labiais com AH requer um entendimento profundo das potenciais complicações e das estratégias de intervenção disponíveis destacando-se o papel crucial da hialuronidase. Profissionais estetas devem manter-se atualizados sobre as melhores práticas e novos desenvolvimentos para assegurar a excelência no atendimento e a satisfação dos pacientes.
Artigo Científico Acesso fechado
Dietoterapia em pacientes com síndrome dos ovários policísticos (SOP)
(2024-07) PAGANI, Edilaine de Vasconcelos Abreu
INTRODUÇÃO: A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é o distúrbio endócrino mais prevalente que afeta em torno de 6 a 19% das mulheres na fase reprodutiva de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Seu espectro de várias desordens, pode ser causado por predisposição genética, estresse oxidativo e inflamação, distúrbios da síntese hormonal de gonadotrofinas, resistência à insulina, sedentarismo, uma dieta pobre em nutrientes e rica em gordura, excesso de gordura corporal, inflamação corporal, excesso de hormônio androgênio e carência de vitamina D. Seus principais sintomas: menstruações irregulares ou amenorreia (ausência da menstruação), excesso de pelos, excesso de espinhas, alta produção de testosterona, oleosidade na pele e no couro cabeludo, queda de cabelo, acantose nigricans na pele especialmente na axila e atrás do pescoço e infertilidade. O tratamento para mulheres com SOP é individualizado, pode ser medicamentoso para pacientes que não tem interesse em gestação ou mudança no estilo de vida, abordagem não farmacológica como mudanças nos hábitos alimentares. Considerando que a alimentação pode interferir nas alterações metabólicas relacionadas à síndrome, este trabalho tem como objetivo investigar o efeito das dietas nas alterações metabólicas ocasionadas pela Síndrome do Ovário Policístico. OBJETIVO: O presente artigo tem como objetivo investigar os tipos de dietas em pacientes com Síndrome do Ovário Policístico (SOP), os diferentes critérios diagnósticos e a abordagem. METODOLOGIA: O presente estudo consiste em uma revisão integrativa, buscando os termos: “síndrome do ovário policístico”; e “tratamento da síndrome do ovário policístico”, “diagnóstico da síndrome do ovário policístico”, nas seguintes bases dados: PubMed, Scielo, Google Acadêmico e LILACS entre os anos de 2019 a 2024. RESULTADOS: De acordo com os resultados encontrados, a dietoterapia aplicada nas pacientes com SOP traz benefícios à saúde das mulheres de diferentes estratégias utilizadas como melhor do estado nutricional, perfil antropométrico e bioquímico. CONCLUSÃO: De acordo com a análise realizada, a dietoterapia é imprescindível para as pacientes de síndrome do ovário policístico SOP conforme com os números apresentados nos estudos.
Artigo Científico Acesso aberto
Eficácia do treinamento resistido e aeróbio no tratamento do sobrepeso e obesidade: uma revisão integrativa da literatura
(2024-07) FRAGA, Adriano Leopoldo da Silva
Obesidade é uma doença que a população mundial enfrenta ao longo dos anos tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento, e traz muitos riscos para a saúde do indivíduo. O exercício físico juntamente com a reeducação alimentar, vem sendo utilizado como principal ferramenta não medicamentosa nos programas de emagrecimento, sendo capazes de mudar a composição corporal. Neste trabalho, optou-se por realizar uma revisão integrativa da literatura, que é um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação de aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. O objetivo é verificar o que já foi produzido sobre o impacto do treinamento resistido e aeróbio em pessoas com sobrepeso e obesidade. Compreende-se que através da análise dos resultados mencionados, foi verificado que tanto o treinamento aeróbio quanto o treinamento resistido são eficientes para a perda de peso, adicionando um programa de exercícios de forma combinada entre as modalidades, em conjunto de intervenção nutricional os resultados se tornam ainda mais eficazes.
Artigo Científico Acesso aberto
Benefícios fisioterapêuticos da equoterapia em crianças com transtorno do espectro autista
(2024-07) PEREIRA, Leticia Silva
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica complexa que afeta o desenvolvimento do sistema nervoso, com isso utilizamos uma abordagem da equoterapia que é uma técnica que utiliza o cavalo como parte integrante do tratamento, buscando melhorar habilidades físicas, sociais e emocionais em crianças com TEA. Objetivo: Analisar os benefícios fisioterapêuticos da equoterapia em crianças com TEA. Método: Foi analisado cinco estudos que observaram melhorias significativas em diferentes áreas: desde a melhoria na interação social e no comportamento adaptativo até avanços nas habilidades motoras e na função executiva das crianças após participarem de sessões de equoterapia. Resultados: Os estudos destacaram que a interação com o cavalo durante as sessões proporciona estímulos sensoriais e motores únicos, contribuindo para o desenvolvimento global das crianças com TEA. Além disso, a equoterapia foi associada a benefícios emocionais, como redução de comportamentos desafiadores e melhoria no apego emocional aos animais de estimação. Conclusão: Embora os resultados sejam promissores, os pesquisadores ressaltam a necessidade de mais estudos para compreender completamente como a equoterapia funciona e para otimizar sua aplicação como parte do tratamento do TEA.
Artigo Científico Acesso aberto
O direito à desconexão como prevenção à síndrome de Burnout no ambiente laboral.
(2024-06) RODRIGUES, Vanessa Cristina
O presente artigo científico tem como objetivo analisar e investigar a relevância e os impactos da efetiva garantia do Direito à Desconexão e do seu reconhecimento no ambiente de trabalho por meio de legislação e regulamentação, visando à prevenção da Síndrome de Burnout e à divulgação de condições de trabalho saudáveis e equilibradas, à luz da legislação trabalhista vigente, bem como, avaliar a crescente preocupação em relação a Síndrome de Burnout no ambiente de trabalho contemporâneo e propor a garantia do Direito à Desconexão como medida preventiva para o desenvolvimento da síndrome, pois a Síndrome de Burnout é resultado de um estresse relacionado ao ambiente de trabalho, tornando-se uma questão caracterizada pela grande revolução da era digital e avanços de tecnologias. A pesquisa analisa a importância do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, destacando como a desconexão é fundamental para a saúde mental dos trabalhadores, contribuindo para um ambiente laboral mais saudável e sustentável.