Betim
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Betim por Autor "Almeida, Elizabeth Cristina Ramos da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Contribuições do sociointeracionismo para o processo de ensino aprendizagem.(2021) Viana, Thais Lorraine; Almeida, Elizabeth Cristina Ramos da Silva; Ferreira, Paula Alves; Santos, Luísa Lisboa de CamargoO objetivo fundamental desta pesquisa foi compreender com maior profundidade as contribuições do sociointeracionismo para os processos de ensino-aprendizagem. Para isso, utilizamos uma pesquisa de caráter qualitativo baseada em revisão bibliográfica e em um estudo de caso sobre uma escola, situada em Belo Horizonte - MG. Os principais autores utilizados nesta pesquisa foram Barbosa (2013); Godoy (1995) e Oliveira (2012). A partir da revisão bibliográfica, pudemos concluir que o sociointeracionismo é uma corrente da psicologia do desenvolvimento e possui como principal referência o estudioso Lev Vygotsky. Essa abordagem de aprendizagem afirma que há uma interação e relação entre o sujeito e sua cultura. Relacionando então o sujeito com seu processo sócio-histórico. O estudo de caso contou com a análise do Projeto Pedagógico da escola e a aplicação de um questionário digital a um de seus professores. Ao analisar o documento conseguimos identificar que a escola de fato tem como uma de suas referências teóricas a perspectiva sociointeracionista, e tem muito a agregar no meio educacional abrindo novos parâmetros da educação. As respostas do professor ao questionário também evidenciaram vários elementos do sociointeracionismo presentes na prática pedagógica cotidiana da escola. O objetivo do sociointeracionismo vai muito além de um processo de aprendizagem; refere-se à formação de um sujeito que aprende a aprender, um ser capaz de conhecer sobre si e sobre o ambiente do qual é parte.