Psicologia
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Navegando Psicologia por Autor "CAMPOS, Alexandre Ferreira"
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Artigo Científico Acesso aberto As contribuições da terapia cognitivo comportamental na saúde mental de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual(2023-12) MELO, Késia Miranda de Aguiar; NEVES, Lorrainy Andrade; AMARAL, Lucas Gabriel Morais; RODRIGUES, Suélen Cristina de SouzaTendo em vista o aumento no número de crianças e adolescentes abusadas sexualmente, o presente estudo trata das contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) como forma de tratamento para essas vítimas. Para tanto, foi necessário desvendar como ocorre o abuso sexual; o perfil dos abusadores; identificar os possíveis impactos na saúde mental das vítimas; e analisar as principais técnicas da TCC para fins de tratamento psicológico. Realizou-se então um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, delimitando a busca em artigos publicados entre 2013 e 2023, a fim de obter uma ampla gama da literatura acadêmica atual sobre o tema. Coletados os materiais, passou-se à etapa da revisão da literatura e assim constatou-se que, a maioria dos abusos ocorre em contextos em que as vítimas já conhecem o abusador, muitas vezes sendo ele um familiar ou amigo da família. Em relação aos impactos na saúde mental das vítimas, esses podem se apresentar de diferentes formas, mas o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), assim como isolamento e comportamentos sexualizados são comuns. Como forma de tratamento, a TCC é utilizada com frequência principalmente no modelo de grupoterapia. Nesse sentido, pôde-se concluir que a TCC contribui para a reformulação de crenças, psicoeducação e desenvolvimento de habilidades para prevenção de futuros abusos.Artigo Científico Acesso aberto Conexões rompidas: os desafios do isolamento social na saúde mental de adultos na pandemia covid-19(2023-12) CAMPOS, Danila Regina Nicácio; FEITOSA, Laura Barreto Cunha; ALVES, Thaisla Naiara F. VianaO presente trabalho relata sobre impactos na saúde mental durante a pandemia Covid-19 e como o isolamento se tornou uma conexão que foi rompida. Estresse pós-traumático, depressão, humor rebaixado, insônia, raiva, exaustão emocional e irritabilidade, são alguns dos possíveis impactos relatados. objetivo geral deste trabalho é examinar as implicações do isolamento social para a saúde mental dos adultos. Para o desenvolvimento do presente trabalho, quanto ao método foi realizada uma revisão integrativa, com o objetivo de auxiliar no alcance do objetivo geral, e melhor sustentação deste. Chegou ao resultado de nove trabalhos que atenderam ao objetivo proposto. A discussão foi abrangente e que a saúde mental é um investimento contínuo em nós mesmos e na sociedade. À medida que se registra a complexidade desse tema, mais é preciso criar ambientes que promovam o bem-estar mental. Conclui-se que à medida que o mundo enfrenta desafios contínuos, é crucial antecipar-se e preparar-se para novas formas de isolamento social. Investir em tecnologias que facilitam a conexão, promover a conscientização sobre a saúde mental e incentivar práticas que fortaleçam os laços comunitários.Artigo Científico Acesso fechado Divorcio e seus possíveis impactos sobre o desenvolvimento infantil(2023-12) SENA, Ana Eduarda Silveira; OLIVEIRA, Danielle Cristina Lima de; LUCCHESI , Gabrielle Caroline Felix; PROTACIO, Hemilly Cristina da SilvaO presente artigo tem como objetivo promover a discussão sobre os possíveis impactos do divórcio na fase infantil. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa literária, onde foram encontrados 29 artigos na base Scielo e BVS com os descritores separação, pais, divórcio e crianças. Apresenta-se que durante e após a separação de seus pais, as crianças podem experimentar uma série de emoções e desafios, o que pode afetar seu bem-estar emocional, social e acadêmico, pontos representados por meio dos tópicos de discussão que incluíram a análise da inter-relação entre os genitores no contexto do divórcio, a influência no desenvolvimento social das crianças, a manifestação de sintomas psicológicos decorrentes da dissolução conjugal, e as implicações inerentes à determinação da guarda dos filhos após a separação. O propósito subjacente a essa abordagem é a promoção de uma análise abrangente com vistas a discernir os impactos e os fatores adaptativos e desadaptativos que o divórcio parental pode induzir na infância dos filhos.Artigo Científico Acesso fechado Os possíveis impactos do uso de telas sobre o desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura(2023-12) PEREIRA, Islay Raiene Alves; CARVALHO, Priscilla Karla Bernardes de; PIMENTA, Waleska Oliveira De SouzaA tecnologia inicialmente uma forma de passar o tempo, tem se tornado cada vez mais frequente na vida contemporânea, o que contribui para a exposição precoce de crianças ao mundo digital. O presente estudo explora os possíveis impactos do uso de telas no desenvolvimento infantil, realizando uma revisão sistemática exploratória, utilizando as bases de dados do Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online) e LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Foram aplicados alguns filtros, e deste resultado se obteve a quantidade total de 139 artigos. Utilizando critérios de exclusão, chegou-se a um total de 10 artigos escolhidos como base para este estudo. Destaca-se a importância do brincar na infância, enquanto as preocupações sobre os efeitos adversos do uso excessivo de telas são propostas, enfatizando tanto os possíveis prejuízos quanto os benefícios associados. As recomendações emergem, sublinhando a necessidade de limitar o tempo de tela e promover a supervisão adulta. A complexidade do tema é ressaltada, instanciando uma abordagem consciente por parte de pais e educadores. O equilíbrio entre o tempo de tela, atividades ao ar livre e interações sociais é enfatizado como crucial, com uma ênfase especial na orientação parental. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda das dinâmicas entre o desenvolvimento infantil e o uso das telas, destacando a necessidade de uma abordagem equilibrada e informada.Artigo Científico Acesso aberto Psicologia inclusiva: uma releitura sobre o processo de avaliação psicológica, para pessoas surdas(2023-12) PEREIRA, Ana Julia Machado Paranhos; LIMA, Diany Oliveira; LEMOS, Gabriela Fernandes; MOREIRA, Larissa FernandesA Avaliação Psicológica é um dos serviços que pode ser realizado pelo profissional da Psicologia, sendo esse de desempenho restrito da profissão. Buscando uma análise a partir do 1º princípio fundamental da Psicologia, disponível no código de ética do profissional, “I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos” (CFP, 2005, p. 7) este trabalho buscou verificar se existem orientações a serem seguidas para a realização da Avaliação Psicológica em pessoas surdas, além dos testes psicológicos disponíveis, para que seja feito um atendimento correto, colocando em ênfase às pessoas com deficiência auditiva ou surdos. Além disso sugere-se uma reflexão das possíveis melhorias para que esse processo seja feito de forma assertiva, segura e prezando pelo indivíduo.